Passaporte em Londrina define primeiros classificados à Morfologia Expointer

Marcando o retorno dos eventos da raça pelo país, a cidade de Londrina, no Norte do Paraná, foi palco da primeira Morfologia Passaporte do Ciclo 2022. Com organização e realização do Núcleo Norte Paranaense de Criadores de Cavalos Crioulos, a seletiva aconteceu entre os dias 8 e 10 de maio, no Parque de Exposições Ney Braga, durante a 60ª Expolondrina. Com 42 animais admitidos e 15 incentivos, a seletiva passaporteou quatro exemplares diretamente à final Morfológica de Esteio, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e que acontecerá durante a Expointer 2022, no mês de agosto deste ano.

Sob o julgamento do técnico, jurado e também criador da raça Crioula Mauro Raimundi Ferreira, a qualidade da homogeneidade dos exemplares marcou o retorno das Exposições Passaportes do ciclo 2022. Para ele, ser jurado da primeira Passaporte deste ano se tornou um momento especial, ainda mais para um grande público em meio a uma das feiras de agronegócio mais importantes do país. “Uma exposição com um alto nível de fêmeas e grande representatividade racial na categoria dos machos. Foi uma excelente seletiva, que já configura um belo futuro no ciclo morfológico deste ano”, conclui o jurado.

Entre as fêmeas, foi Marconi Gata Amorosa, a Campeã Potranca Menor, quem recebeu o título máximo da categoria na Exposição, em uma decisão que, segundo o jurado Mauro Raimundi Ferreira, se deu a nível de detalhes. Com pouco mais de dois anos de idade, a potranca de pelagem Colorada Bragada Salina Rabicana foi assim descrita pelo avaliador: “Está muito completa. Tem uma profundidade de costela impressionante, tem um nível de aprumos exemplar. É uma égua muito adornada, de uma linha superior impecável. Excelente animal”. Além de Grande Campeã, Marconi Gata Amorosa ainda foi eleita a Melhor Exemplar da Raça no evento.

Johann Zuber Júnior, atual proprietário e expositor do animal, sabia do potencial guardado pela potranca por quem se encantou à primeira vista: “Sou criador faz uns dois anos e meio e estou com a Marconi Gata Amorosa já há um ano. Ela não estava à venda, mas vi fotos dela e demonstrei meu interesse em comprar e apesar de não querer vender de início, o proprietário (o criador Alexandre Espíndola Araújo, da Cabanha Marconi, em Santana do Livramento) acabou abrindo mão dela para nós”. Hoje, ambos compartilham a alegria e o orgulho de verem a Gata Amorosa na Final: “Ela tem dado grandes felicidades para nós. Agora para a Expointer, a emoção é grande e a expectativa também”, conta.

Na categoria Machos, o “Rei” foi, de fato, coroado: King do Ribeirão Bonito, o Campeão Cavalo Adulto de pelagem colorada, recebeu o título de Grande Campeão da Exposição de Londrina. O jurado Mauro Raimundi Ferreira o descreveu como “um animal muito típico, de uma cabeça exemplar, e uma linha superior irretocável”. Comentou ainda: “Ele caminha com muita facilidade e é um cavalo de grande estrutura, grande garupa, muito adornado. Há um ‘detalhezinho’ de aprumo de posterior que não tira a excelência do seu conjunto”.

Carlos Álvaro Gonçalves, veterinário e administrador da Cabanha Ribeirão Bonito, fala sobre o sentimento de ver um animal que está sob seus cuidados ganhar tamanho destaque: “Sempre é uma grande satisfação estar numa exposição tão bonita e bacana como a de Londrina. Ter um animal premiado e passaporteado para a Expointer em um evento como esse é uma realização”. Se o “Rei” já é uma aposta da Cabanha Ribeirão Bonito, afinal, ao longo dos seus 8 anos, o animal já já performou na pista de Esteio em outros ciclos, a expectativa agora vai também para os “príncipes”, seus filhos: “O King já é um cavalo maduro e foi outras vezes para a Expointer. Agora ele vai como pai já, e se Deus quiser vai ter filhos dele também presentes na Exposição”, torce o veterinário.

Organizada e realizada pelo Núcleo Norte Paranaense de Criadores de Cavalos Crioulos, a seletiva deu o pontapé inicial para o retorno das provas morfológicas da raça. Sob a presidência de Ricardo Guimarães Pereira, o Núcleo também contou com o apoio da organização da ExpoLondrina e pretende dar continuidade ao fomento da raça no norte do estado do Paraná. “Após dois anos de paralisação, o Cavalo Crioulo retornou para uma de suas casas, aqui no norte do Estado. Durante este período, graças a união e coesão de seus associados, o núcleo conseguiu manter-se firme e agora acaba de realizar um Passaporte de belíssima qualidade aqui em Londrina. A expectativa é dar sequência neste trabalho que vem sendo feito há mais de 12 anos no Núcleo Norte Paranaense”. Comentou o presidente.

Confira o resultado

FÊMEAS

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã (Passaporteada)
MARCONI GATA AMOROSA
Criador: ALEXANDRE ESPINDOLA ARAÚJO Expositor: ALEXANDRE ESPINDOLA ARAÚJO Estabelecimento: CABANHA MARCONI, Santana do Livramento (RS)

Reservada Grande Campeã (Passaporteada)
CERRO CAMPERO LUMINOSA
Criador: GIULIANNO CHEMIN SPRÉA Expositor: GIULIANNO CHEMIN SPRÉA Estabelecimento: CABANHA SÃO FRANCISCO, Balsa Nova (PR)

Terceira Melhor Fêmea
NICOTINA DO ROCIO
Criador: FELIPE PUPPI RIBAS Expositor: FELIPE PUPPI RIBAS Estabelecimento: FAZENDA NOSSA SENHORA DO ROCIO, Balsa Nova (PR)

Quarta Melhor Fêmea
LAGEADO PELEIA Criador: VINICIUS VIRMOND KRUGER Expositor: VINICIUS VIRMOND KRUGER Estabelecimento: CABANHA DO LAGEADO, Guarapuava (PR)

MACHOS

Grande Campeão (Passaporteado)
KING DO RIBEIRÃO BONITO
Criador: ARISON JUNG Expositor: ARISON JUNG Estabelecimento: CABANHA RIBEIRÃO BONITO, Guarapuava (PR)

Reservado Grande Campeão (Passaporteado)
PAMPEANO 2045 MAUFER
Criador: FERNANDO LAMPERT WEIAND Expositor: RAFAEL CASAGRANDE Estabelecimento: CABANHA VÔ NATALIN, Pato Branco (PR)

Terceiro Melhor Macho
HÓSPEDE DA OCA
Criador: OTO BREIER Expositor: OTO BREIER Estabelecimento: CABANHA OCA, Mafra (SC)

Quarto Melhor Macho
HOTELO II DA OCA
Criador: OTO BREIER Expositor: OTO BREIER Estabelecimento: CABANHA OCA, Mafra (SC)