Assintecal promoverá exportações de micro e pequenas empresas

Calçados Vulcabras
Crédito: Abicalçados/Divulgação

De olho na retomada do mercado internacional para componentes para calçados, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) promove, por meio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals e em parceria com o Sebrae pelo projeto Integramoda, o MPE Exportadora. Voltada para empresas de micro e pequeno portes do setor, a iniciativa prevê consultorias, análises de mercados potenciais e a participação em quatro feiras internacionais na América Latina a partir de julho.

“O único empecilho para não exportar é não estar preparado. Empresas, independente dos portes, podem ter processos de internacionalização de sucesso”, frisa a gestora de Marketing e Relacionamento da Assintecal, Aline Santos.

As feiras que fazem parte da iniciativa – FICCE (Equador), IFLS (Colômbia), Expodetalles (Peru) e ANPIC (México), geraram US$ 8,7 milhões para os expositores brasileiros apoiados pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals, projeto de promoção realizado em parceria pela Assintecal, Abrameq e ApexBrasil.

Exportações em alta

As exportações de componentes para calçados somaram US$ 71,3 milhões no primeiro bimestre do ano, 37% mais do que no mesmo período de 2021. No comparativo com o período pré-pandemia, em 2019, já existe uma recuperação de 13% em relação aos dois primeiros meses daquele ano.

Segundo Aline, a perspectiva é bastante positiva nas exportações do segmento, diante da retomada da demanda internacional e sobretudo o encarecimento de fretes da Ásia, que tem deixado os custos dos produtos brasileiros mais atrativos em grandes mercados, especialmente nos Estados Unidos e países da América Latina.