Seapdr, Irga e Emater definem acordo para divulgação dos dados sobre arroz

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e a Emater/RS-Ascar definiram, na última quarta-feira (16), a formalização de um acordo de cooperação técnica para regulamentar a divulgação de dados sobre a cultura do arroz no Rio Grande do Sul.

Por solicitação inicial da autarquia orizícola, ficou acertado que a publicização de informações envolvendo o cultivo de arroz no Estado será feita com dados tabulados pelo Irga. Outra definição foi a de que a Emater utilizará os levantamentos sobre arroz, fornecidos pelo instituto, para atualizar seu site e para divulgar as estimativas de safra na Expointer e na Expodireto Cotrijal, mencionando o Irga como fonte das informações. A data para assinatura do acordo está agendada para a próxima segunda-feira.

“Na prática já havia essa definição. O que fizemos foi ratificar esse compromisso por meio desse acordo formal. Desta forma, haverá a padronização de informações sobre arroz nas duas entidades”, acrescenta Machado.

A reunião ocorreu no gabinete da Seapdr com as participações do secretário adjunto Luiz Fernando Rodriguez Junior; o presidente do Irga, Rodrigo Machado; a diretora técnica da autarquia, Flávia Tomita; e o diretor técnico da Emater, Alencar Rugeri.