Homem que vazou decisão sobre Telegram apaga publicações

Usuário do Twitter, que divulgou despacho do ministro Alexandre de Moraes no início da tarde, vai agora ser investigado

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O usuário do Twitter que vazou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender o funcionamento do Telegram no Brasil apagou as publicações da rede social. A exclusão aconteceu horas depois de o magistrado determinar que o internauta seja investigado por divulgar a informação enquanto ela ainda era sigilosa.

O perfil da conta que publicou o despacho do ministro se identifica como “Edvan TI”. Às 13h18min desta sexta-feira, o responsável pela página compartilhou um e-mail enviado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a uma empresa provedora de internet, intitulada Vai Telecom Ltda., sobre a suspensão do Telegram. Na mensagem, a Anatel pedia “o devido tratamento sigiloso” ao documento.

No entanto, o internauta publicou um link redirecionando ao despacho de Moraes. Além disso, ele criticou o ministro do STF, chamando-o de “dono do Brasil”. “Isso é Brasil. Ministro sendo o dono do Brasil, mandando onde bem quiser. É isso aí galera, o dono do Brasil ordenou o bloqueio do Telegram. Alexandre PCC”, escreveu.

O portal R7 procurou o responsável pelo perfil “Edvan TI”, mas não teve resposta. A reportagem também entrou em contato com a empresa Vai Telecom Ltda., mas não recebeu um posicionamento.