Banco Central libera hoje segundo lote de pagamentos do dinheiro esquecido

| Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

A partir desta segunda-feira, 14, os contribuintes nascidos entre 1968 e 1983, além das empresas abertas nesse período, podem descobrir o valor que tem a receber no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central. É que a autoridade monetária libera mais um lote de pagamentos, mas para ter acesso aos valores é preciso acessar o site www.valoresareceber.bcb.gov.br na data e hora indicadas na consulta já feita inicialmente no sistema.

Ao todo, o Banco Central estima que 28 milhões de pessoas vão receber R$ 4 bilhões nesta primeira fase, o mesmo valor estimado para a segunda fase. São 26 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs. Se o contribuinte esqueceu o dia, pode fazer nova consulta, pois o dinheiro só será liberado no dia e horário marcados.

Desde que começou a funcionar o pagamento do dinheiro esquecido, o horário varia entre 4h e 14h, e das 14h às 24h. Caso o contribuinte perca o dia será preciso aguarda a data e hora da repescagem, que nesse segundo lote é no sábado, 19.

Já os nascidos a partir de 1984 ou quem abriu empresas neste ano, a data é de 21 e 25 de março, tendo repescagem a partir de 26 de março com o mesmo horário da situação anterior. Com o intuito de evitar fraudes, a plataforma do governo agora conta com mais segurança.