Grêmio busca reabilitação no Estadual contra o líder Ypiranga, na Arena

Já classificado, Tricolor pode assumir a liderança se vencer por três gols de diferença e evitar Gre-Nal nas semifinais

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Depois do desempenho no clássico Gre-Nal, a palavra de ordem no Grêmio é mudança, seja ela qual for, desde que melhore a equipe. Assim, novidades devem surgir tanto na fotografia, com a promessa de reforços, como também na escalação para a partida deste sábado, contra o Ypiranga, às 16h30min, na Arena.

Já classificado, o Tricolor pode assumir a liderança em caso de vitória por três gols de diferença. Assim, levaria a vantagem do mando de campo para as fases finais e evitaria o clássico Gre-Nal já nas semifinais. No pior cenário, em caso de derrota, a equipe ainda pode perder a vantagem local para o rival Inter, que encara o Guarany de Bagé.

A comissão técnica finalizou a preparação da equipe com um treino fechado nessa sexta-feira. Para enfrentar o líder do Gauchão, o setor defensivo deve ter uma alteração significativa: a entrada do zagueiro Rodrigues na lateral-direita, onde Orejuela não tem tido boas atuações. A direção inclusive confirma que busca um novo jogador para a posição.

Das vezes em que foi utilizado no setor, inicialmente com Vagner Mancini e depois no último clássico, Rodrigues conseguiu dar o equilíbrio defensivo que estava em baixa pelo lado. O jogador chegou a sentir dores musculares após o Gre-Nal, mas foi reavaliado pelos médicos e deve ficar à disposição para o jogo.

Ferreira, que havia trabalhado normalmente com bola no CT Luiz Carvalho, estava cotado para novamente a ficar à disposição. O jogador, no entanto, não foi relacionado para a partida. Dessa forma, o trio de ataque, com Rildo, Janderson e Elias deve ser mantido.

Já no meio campo, o setor mais contestado da equipe, Bitello está cotado para a vaga de Campaz, que também não teve uma boa atuação na última quarta-feira. Caso seja titular, o jovem se junta a Thiago Santos e Villasanti formando um tripé de volantes, assim adotando uma postura mais defensiva contra o Ypiranga.

Gabriel Silva, meia que entrou no segundo tempo no clássico Gre-Nal, e conseguiu – assim como nas suas últimas atuações – melhorar a saída de bola da equipe, deixando o setor com mais leveza, também é bem cotado, pelo menos como uma alternativa no banco de reservas.

Campeonato Gaúcho – 11ª rodada

Grêmio: Brenno; Rodrigues (Orejuela), Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Thiago Santos e Villasanti e Bitello; Janderson (Gabriel Silva), Elias e Ferrreira. Técnico: Roger Machado.

Ypiranga: Edson; Gedeílson (Amorim), Carlos Alexandre, Bispo e Diego Porfirio; Lorran, Robson, Marcelinho e John Lennon; Erick e Hugo Almeida. Técnico: Luizinho Vieira.

Árbitro: Erico Andrade de Carvalho
Assistentes: Artur Avelino Birk Preissler e Otavio Legramanti
Data e hora: Sábado, dia 12 de março, 16h30min.
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS).