Falta de luz ainda atinge 50 mil clientes no RS

Danos na rede ocorreram, sobretudo, na região Metropolitana

Foto: Guilherme Testa/Arquivo CP

Quase 50 mil clientes seguem sem luz em razão dos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul ainda na segunda-feira.

O balanço mais recente da CEEE Equatorial, do começo da noite desta quarta, dá conta de 45 mil consumidores ainda sem energia elétrica. Ontem, a concessionária estimou 23 mil sem luz. Nesta quarta, porém, reviu o número para 65 mil, pela manhã.

De acordo com a companhia, os trabalhos de restabelecimento prosseguem, com todo o efetivo disponível e 170 equipes atuando para a execução dos serviços no menor tempo possível.

Outros 4,5 mil clientes seguem sem luz na área de concessão da RGE. Conforme a concessionária, ventos e descargas elétricas causaram danos na rede, o que ainda afeta, sobretudo, moradores da região Metropolitana.

Protesto
A noite passada teve protestos em razão da falta de luz em Porto Alegre e em cidades como Alvorada e Viamão. Além de se queixarem de desabastecimento, os clientes da CEEE Equatorial dizem que os canais de comunicação da empresa não vêm se prestando efetivos em dar previsão para que os serviços se normalizem. Com isso, moradores e empresários das regiões afetadas tiveram prejuízos em razão da demora para o restabelecimento da energia.

A situação levou a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), responsável pela fiscalização do setor, a pedir informações detalhadas à empresa. Em comunicado oficial, o órgão informou que “esgotadas as análises técnicas e legais, serão aplicadas penalidades contratuais”.

Mais cedo, o governador Eduardo Leite, se manifestou, nos Estados Unidos, sobre as reclamações em relação à CEEE Grupo Equatorial. Segundo ele, cabe à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e à Agergs verificarem a situação. Para Leite, o problema não tira o “mérito e o acerto” do processo de privatização da companhia, efetuado em 2021.