Trabalhador já pode solicitar sua carteira de trabalho digital. Veja como:

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O trabalhador brasileiro já pode solicitar sua carteira de trabalho digital tanto pelo site Gov.br quanto por aplicativos disponíveis para smartphones. O documento passou a ser emitido de forma prioritária no formato digital e excepcionalmente no formato físico.

Com a CTPS Digital o trabalhador tem acesso às mesmas informações contidas anteriormente no documento em formato físico. Pode também consultar o número do seu PIS/PASEP, bem como conferir o contrato de trabalho atual e até solicitar uma segunda via do documento, em caso de perda.

Para solicitar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em formato digital, o cidadão necessita seguir alguns passos. No documento, assim como no formato físico, fica registrada toda a vida laboral do trabalhador.

Veja como obter sua CTPS:

  • No computador ou no celular: acesse o portal Gov.br e busque por carteira de trabalho digital;
  • Depois clique em solicitar;
  • Por último, quero me cadastrar;
  • É necessário preencher os campos com os seus dados seguindo o passo a passo do próprio site;
  • Se o sistema informar que você já tem cadastro, volte para tela da senha de acesso, clique no botão: “Já tenho cadastro” e siga os passos;
  • Ao entrar no sistema e chegar na área do trabalhador, clique no card: “Carteira de trabalho digital”;
  • O sistema também dá a possibilidade do trabalhador verificar o seu histórico profissional;
  • O procedimento também poderá ser realizado pelo celular, ao baixar o app carteira de trabalho digital, disponível para Android e IOS;
  • Na versão Mobile, você terá a possibilidade de receber notificações sobre as movimentações em seu contrato de trabalho.