Embaixador do Brasil na Ucrânia vai sair do país e atuar na Moldávia

Segundo Ministério das Relações Exteriores, mudanças acontecem por causa da "deterioração das condições de segurança na Ucrânia"

Norton de Andrade Mello Rapesta | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O embaixador do Brasil na Ucrânia vai sair do país e gerir os trabalhos na Moldávia, segundo comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores nesta sexta-feira. Para a pasta, a “deterioração das condições de segurança na Ucrânia”, devido aos conflitos com a Rússia, exige a reorganização temporária das atuações.

“O Embaixador do Brasil junto à República da Ucrânia, Norton de Andrade Mello Rapesta, que acumula a função de Embaixador na República da Moldávia, passará a gerir a Embaixada e a ocupar-se dos trabalhos de análise política a partir de Chisinau, capital daquele país, onde já está em funcionamento posto de atendimento consular a cidadãos brasileiros evacuados do território ucraniano”, detalhou o ministério.

A mudança também tem como objetivo “expandir a atuação do posto nas rotas mais utilizadas pelos brasileiros ao deixar o território ucraniano”. Há ainda um posto de atendimento consular aberto na cidade ucraniana de Lviv. A força-tarefa do Ministério das Relações Exteriores para apoio aos brasileiros em meio aos conflitos será coordenada pelo Embaixador do Brasil em Sarajevo, Lineu Pupo de Paula, que está em Lviv.

“Os cidadãos brasileiros na Ucrânia continuam a contar com apoio de funcionários locais da Embaixada em Kiev, bem como das Embaixadas do Brasil na Polônia, Romênia, Hungria e Eslováquia, que seguem operando núcleos de apoio a brasileiros que estejam deixando a Ucrânia”, diz a pasta.

Uma lista de pontos de atendimento consular está disponível no site do ministério. Orientações urgentes vêm sendo repassadas por meio de mensagens em um grupo do aplicativo Telegram.