Negociações entre Rússia e Ucrânia continuarão na semana que vem

Arte R7

Uma terceira rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia para se chegar a um cessar-fogo deve acontecer no começo da semana que vem, disse nesta quinta-feira o negociador ucraniano Mykhailo Podolyak, segundo a agência de notícias estatal de Belarus, Belta.

Representantes da Rússia e da Ucrânia se sentaram à mesa nesta quinta-feira em Belarus para negociar. A principal medida acordada é a criação de corredores humanitários para que civis ucranianos possam deixar o país.

O negociador russo Vladimir Medinski afirmou após o encontro que as posições dos dois lados são bastante claras e que a “questão mais importante” definida foi a de buscar salvar a população civil da Ucrânia. “Vamos manter a possibilidade de cessar-fogo nesses corredores humanitários”, afirmou. Medinski também declarou que espera que o conflito acabe logo.

Medinski disse na última quarta-feira que na primeira reunião das delegações, em 28 de fevereiro, “algumas propostas russas” relacionadas com um “cessar-fogo imediato” foram discutidas.

O representante russo afirmou que em alguns deles, “em geral, houve um entendimento na mesa de negociações”, mas em outros, “como era de se esperar, o lado ucraniano levou algum tempo para reflexões e consultas em Kiev”.