Número de mortos em razão das chuvas em MG pode chegar a 30

Boletim da Defesa Civil desta sexta-feira contabilizou 27 óbitos; outras três pessoas não resistiram após deslizamento em Caratinga

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

O número de mortos em decorrência das chuvas aumentou em Minas Gerais. Segundo a Defesa Civil estadual, até esta quinta-feira, 27 óbitos foram confirmados, sem contabilizar as três vítimas da mesma família atingidas por um deslizamento em Caratinga, a 297 km de Belo Horizonte, na madrugada desta sexta.

Nessa quinta, a queda de um barranco atingiu um bar e matou uma mulher de 39 anos em Frei Gaspar, a 453 km da capital mineira. Em Sereno, distrito de Cataguases, cidade a 303 km de BH, uma motorista de 52 anos morreu depois que teve o carro que dirigia arrastado por uma enxurrada, no último domingo.

Os outros óbitos foram registrados em 17 cidades: Uberaba, Coronel Fabriciano, Nova Serrana, Engenheiro Caldas, Pescados, Montes Claros, Betim, Belo Horizonte, Dores de Guanhães, São Gonçalo do Rio Abaixo, Ervália, Caratinga, Ouro Preto, Perdigão, Santana do Riacho, Contagem e Claro dos Poções.

Os dados, que se referem ao período chuvoso de outubro de 2021 a março deste ano, já superaram os da última temporada, que teve 22 mortes. As dez vítimas da tragédia de Capitólio não serão contabilizadas até o fim das investigações.

Segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil, Minas Gerais registrou 364 desalojados e 65 desabrigados nas últimas 24 horas em razão das das chuvas. Até o momento, o estado contabiliza 55.825 pessoas que tiveram de buscar ajuda com amigos e parentes e outras 9.137 que precisaram de abrigo público.

Ainda de acordo com o levantamento, 426 cidades mineiras decretaram situação de emergência.