O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira os dados do Censo da Educação Superior 2020. Pela primeira vez na história o número de estudantes que optaram pela graduação a distância é maior que aqueles matriculados na modalidade presencial.
De acordo com as informações do Censo, dos cerca de 3,7 milhões de estudantes que ingressaram em instituições públicas e privadas em 2020, 53,4% (mais de 2 milhões) escolheram a graduação online e 46,6% optaram pelo curso presencial.
Na edição de 2019, a rede privada já havia registrado o ingresso maior nas vagas das graduações a distância. Nos últimos 10 anos, o número de ingresso em cursos presenciais encolheu 13,9%, enquanto nos cursos a distância aumentou 428,2%. Enquanto a participação percentual dos novos alunos em graduações on-line em 2010 era de 17,4%, atualmente, a fatia é de 53,4%.
Além da influência da pandemia, muitos estudantes são atraídos pela liberdade em conciliar os estudos com a agenda, além de mensalidades mais baixas no caso das instituições particulares.