Homem com tatuagens nazistas é expulso de estádio por torcida do Brasil de Pelotas

Clube se manifestou exaltando postura dos apoiadores do Xavante

Foto: Reprodução / Twitter

Torcedores do Brasil de Pelotas expulsaram do estádio Bento Freitas, nesse domingo, um homem que exibia tatuagens alusivas ao nazismo: uma Cruz de Ferro, condecoração militar adotada pelo Terceiro Reich durante o regime nazista, e o lema “Mein Kampf”, título em alemão do livro “Minha Luta”, escrito por Adolf Hitler.

Imagens e vídeos do homem, sem camiseta, circularam em redes sociais, nesta segunda-feira. A assessoria de imprensa do Brasil de Pelotas informou que partiu da torcida xavante a decisão de expulsar. O torcedor precisou ser escoltado por policiais até a saída com seguranças do Bento Freitas. O clube informou ainda não saber a identidade do homem.

Em nota através das redes sociais, o Brasil de Pelotas, que ontem recebia o Novo Hamburgo, se posicionou diante do ocorrido: “Graças a gerações de xavantes que ao longo de 110 anos nos trouxeram até aqui, o Brasil tem na própria história um instrumento contra qualquer discurso ou ato de discriminação.”

“É por essa consciência histórica que aqueles, que se sentem representados pelos discursos de ódio infelizmente cada vez mais comuns, são e sempre serão repelidos da Baixada. Quem diz isso não é só o clube, como instituição. É a nossa torcida, que sabe reconhecer ao longe quem não tem dignidade para se dizer Xavante”, finaliza o clube.

No Brasil, previsto no artigo 20, § 1º, da Lei 7.716/89, alterada pela Lei 9.459/97, é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.”

Veja a nota na íntegra do Brasil de Pelotas:
Graças a gerações de xavantes que ao longo de 110 anos nos trouxeram até aqui, o Brasil tem na própria história um instrumento contra qualquer discurso ou ato de discriminação.

O amor aos muitos que somos é parte da beleza do clube.

É por essa consciência histórica que aqueles, que se sentem representados pelos discursos de ódio infelizmente cada vez mais comuns, são e sempre serão repelidos da Baixada.

Quem diz isso não é só o clube, como instituição.

É a nossa torcida, que sabe reconhecer ao longe quem não tem dignidade para se dizer Xavante.

*Com informações da Agência Estado