Embrapa lança cinco tecnologias nesta terça na Show Rural Coopavel

Serão lançadas duas cultivares de soja, duas cultivares de feijão e o EAD sobre produção de materiais de plantio de mandioca

A Embrapa promove solenidade de lançamento de cinco tecnologias nesta terça-feira (8), às 14h30, na Vitrine da Embrapa no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR). Serão lançadas duas cultivares de soja, duas cultivares de feijão e o EAD sobre produção de materiais de plantio de mandioca. Confira mais informações sobre os lançamentos.

Soja BRS 546 – é uma soja convencional altamente produtiva e que permite a semeadura antecipada, viabilizando sua inserção no sistema de sucessão e/ou rotação com outras culturas. Apresenta resistência às principais doenças da soja e destaca-se pela resistência aos nematoides de galhas, que trazem prejuízos econômicos nas áreas atingidas pelo problema. A cultivar foi desenvolvida mediante parceria com a Fundação Meridional.

Soja BRS 559RR – pode ser usada como refúgio em áreas de soja Intacta. Apresenta excelente potencial produtivo e estabilidade de produção no Paraná (RECs 102, 103, 201). Por ser precoce e poder ser semeada antecipadamente possibilita a sua inserção no sistema de rotação e/ou sucessão com outras culturas. Também possui ampla janela de semeadura, trazendo maior flexibilidade ao planejamento dos produtores. A cultivar também foi desenvolvida mediante parceria com a Fundação Meridional.

Feijão BRS FC310 – cultivar de feijão comum, com grãos do tipo carioca, ciclo semiprecoce (75-84 dias), excelente arquitetura e resistência moderada às bacterioses importantes para cultura do feijoeiro. Apresenta um potencial de produtividade de 3500 kg/ha. Suas características tornam essa cultivar uma opção para o cultivo na safra e safrinha da Região Centro-sul do Brasil. É recomendada para cultivo em 19 estados brasileiros.

Feijão BRS FS311 – cultivar de feijoeiro-comum, do grupo rajado, com alto potencial produtivo e grãos graúdos. Apresenta ainda ciclo semiprecoce, moderada resistência à antracnose e ao fusarium oxysporum e arquitetura ereta, que confere possibilidade de colheita mecânica direta. Apresenta potencial de produtividade de 3493 kg/ha. Com base no seu desempenho, a cultivar BRS FS311 é indicada para semeadura em 11 estados.

EAD sobre produção de materiais de plantio de mandioca – o EAD “Introdução às estratégias de produção de materiais de plantio de mandioca” será disponibilizado na plataforma de cursos à distância da Embrapa (e-Campo). O curso trata dos temas: produção de materiais de plantio de mandioca; alternativas técnicas de multiplicação de material de plantio; sanidade e manejo agronômico na cultura; e estruturação e registros da Rede Reniva (Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária).

A Embrapa estará representada no Show Rural, por de 11 de seus centros de pesquisa. Os lançamentos e outras tecnologias serão demonstrados em quatro espaços distintos: na Casa da Embrapa, na Vitrine de Tecnologias, na Vitrine Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Redel” e em área específica destinada ao Sistema Antecipe, um método de cultivo intercalar que possibilita a redução dos riscos causados pelas incertezas do clima durante a segunda safra.

As soluções tecnológicas a serem demonstradas trazem incrementos para diferentes segmentos, como: produção animal, genética, sistemas de produção sustentáveis de grãos, entre outros. Além desses espaços, a Embrapa também estará presente no Show Rural Digital e contará com uma programação de palestras.