Abrasel-RS revela que 70% das empresas afastaram funcionários por contaminação

Maioria dos bares e restaurantes não se recuperou da pandemia | Foto: Guilherme Almeida / CP Memória

Um total de 7 em cada 10 bares e restaurantes do Rio Grande do Sul tiveram a dispensa de funcionários pelo agravamento da contaminação em trabalhadores do segmento por Covid e Influenza. Os dados são da Abrasel e refletem a dispensa de funcionários nos 30 dias anteriores a pesquisa, feitas entre os dias 15 e 27 de janeiro.

Conforme os dados da entidade, um funcionário em cada cinco (20%) pediram o afastamento no período. Esse cenário surge justamente quando o setor sinaliza uma recuperação. Pela primeira vez desde o começo da pandemia, 32% das empresas começaram a operar com lucro, contra 46% que ainda trabalha com prejuízo.

A boa notícia, conforme a Abrasel, é que 66% das empresas do setor tiveram melhor um resultado melhor em dezembro de 2021 comparado com o mesmo período em 2020. Do total de empresas, 98% se enquadram na condição do Simples Nacional, dos quais 48% estão com parcelas em atraso do tributo. Destes, 21% estão com débitos inscritos na dívida ativa da União mas conseguiram parcelamento.