Após polêmica, Carlos Sparta é eleito presidente do Cremers

Chapa ganhou o pleito com diferença de um voto

Foto: Cremers/Divulgação

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) anunciou a nova diretoria eleita, na noite desta quinta-feira. Após uma polêmica envolvendo o secretário licenciado da Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, impedido de votar após uma decisão liminar da Justiça Federal, a chapa de Carlos Sparta, filho do secretário, venceu.

Em uma primeira votação acirrada, o atual presidente, Carlos Isaia Filho, se absteve e as duas chapas concorrentes ficaram com dez votos cada. No voto de desempate, Isaia votou com a “oposição”, elegendo a chapa de Sparta.

A gestão escolhida hoje toma posse, em 1º de fevereiro, tendo Carlos Sparta como presidente, Marcelo D’Ávila como vice, André Cecchini e Felipe Vasconcelos como 1º e 2º secretários, respectivamente, e José Fossari como tesoureiro. Eles substituem a diretoria atual, formada pelos médicos Carlos Isaia Filho (presidente), Eduardo Neubarth Trindade (vice-presidente), Marcia Vaz (1ª secretária), Maria Fernanda Detanico (2ª secretária) e João Batista Andreola (tesoureiro).

Liminar

O juiz Andrei Velloso entendeu, ao impedir o voto de Mauro Sparta, que o secretário licenciado não atendia a um dos critérios exigidos nas eleições do órgão. Seis conselheiros recorreram alegando o descumprimento da norma de desincompatibilização, que determina que o conselheiro peça exoneração ao assumir alguma secretaria de governo ou determinado cargo em órgão público, evitando, assim, conflito de interesses. Mauro Sparta, que se mantém conselheiro, pediu 10 dias de licença do cargo de secretário da Saúde, para o qual agora deve retornar.