Estado quer mais prazo para a semeadura da soja

Pedido encaminhado ao MAPA visa atender ao Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja

Foto: FecoAgro RS / Divulgação

A Secretaria da Agricultura do RS encaminhou ofício ao Ministério da Agricultura reivindicando a flexibilização do período da semeadura da soja no estado para atender ao Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS). A proposta é que o final do calendário de plantio (iniciado em 13 de setembro de 2021), passe de 31 de janeiro para 28 de fevereiro de 2022.

O diretor de Defesa Vegetal da Seapdr, Ricardo Felicetti, explica que, em função da crise hídrica e das perdas nas lavouras, há a necessidade de replantio de áreas após a data-limite inicial. Também há  agricultores, que pela falta de umidade no solo, nem conseguiram semear o grão.

Assinado pela secretária Silvana Covatti, o ofício afirma que a prorrogação é imprescindível para a soja, que tem grande relevância socioeconômica no RS.

Recentemente o Mapa negou o pedido de alongamento da janela de plantio prevista pelo zoneamento agrícola da cultura da oleaginosa, fechada em 31 de dezembro, para fins de enquadramento dos produtores no Proagro e seguro rural.