Vacinação infantil contra a Covid tem início em cidades da Região Metropolitana

Alguns municípios adotaram o agendamento para organizar a aplicação das doses

Foto: Djalma Correa / Prefeitura de Esteio

Esta quarta-feira está sendo marcada pelo início da vacinação infantil contra a Covid-19 em diversas cidades gaúchas. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, praticamente todas as cidades iniciam a imunização ao longo do dia. A única exceção é Esteio, que foi a primeira cidade a começar nessa terça-feira a aplicação das doses em crianças de 5 a 11 anos com alguma comorbidade ou imunossuprimidas, público definido pelo Ministério da Saúde.

Lembrando que o imunizante que será utilizado será o da Pfizer, que na versão pediátrica tem o frasco na cor laranja. A dose a ser aplicada é de 0,2ml. O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 8 semanas. Por precaução, recomenda-se um intervalo de 15 dias entre a vacina contra a Covid e a aplicação de outras vacinas do calendário vacinal.

Esteio

Para a vacinação infantil em Esteio, é necessário agendamento pelo site da prefeitura. O município oferece seis locais para a aplicação do imunizante. Pontos de vacinação em Esteio:

UBS Centro – Das 8h às 12h – Rua Fernando Ferrari, 948
UBS Claret – Das 13h às 16h45min – Avenida João Neves da Fontoura, 347
UBS Cruzeiro – Das 13h às 16h45min – Rua Hortêncio Guilhermino Batuta, 52
UBS Novo Esteio – Das 8h às 12h – Av. Celina Chaves Kroeff, 405,
UBS Primavera – Das 13h às 16h45min – Rua Vereador Orestes Pianta, 200
UBS Tamandaré – Das 8h às 12h – Rua Melvin Jones, 230

Cachoeirinha

A Prefeitura de Cachoeirinha anunciou que iniciará a vacinação de crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou alguma comorbidade, em quatro unidades de saúde da cidade. A vacinação acontecerá das 13h às 16h, em salas exclusivas para as crianças. No turno da manhã, os demais públicos poderão se imunizar. A ação foi tomada para não expor as crianças com pacientes que estão com sintomas gripais. Para a vacinação das crianças é necessário apresentar comprovante de comorbidade, identidade ou certidão de nascimento, Cartão SUS e comprovante de residência. No total, o Governo do Estado destinou para o município 630 doses, para a primeira fase da vacinação infantil. Pontos de vacinação em Cachoeirinha:

CANARINHO: Rua Espanha, 821 Nova Cachoeirinha
CARLOS WILKENS: Travessa São Jorge, 81 Jardim Vitória
JOSÉ ARI: Travessa Orleans, 325 Bairro Fátima
BETÂNIA: Rua Capão da Canoa, 185 Jardim Betânia

Canoas

Em Canoas, a vacinação contra a Covid-19 em crianças com faixa etária entre 5 e 11 anos que possuam deficiência permanente ou alguma comorbidade grave ocorre em dez unidades de saúde. O horário de vacinação para crianças será das 8h às 14h. A medida foi adotada para garantir um atendimento exclusivo para este público, evitando expor as crianças ao contato de pacientes com síndrome gripal e outras doenças.

Os atendimentos nestas unidades serão suspensos durante o horário de vacinação de crianças. Ainda nestes locais, as vacinas contra Covid-19 para adolescentes e adultos e as demais vacinas de rotina do calendário só serão disponibilizadas após às 14h. Em Canoas, a população infantil é de, aproximadamente, 30 mil pessoas. Pontos de vacinação em Canoas:

Estância Velha- Rua São Mateus s/n°, Estância Velha
CAIC – Rua Vinte e Um de Março, 100, Setor 4 A, Guajuviras
Harmonia – Rua Machado de Assis, 201, Harmonia
União – União – Rua São Borja, 395, Mathias Velho
Niterói – Rua Marechal Rondon, 132, Niterói
Concoban – Rua Rodrigues Alves, 769, Niterói
Rio Branco – Rua Edgar Fritz Müller, 83, Rio Branco
Boa Saúde – Rua Boa Saúde, 1640, Rio Branco
Fátima – Rua João Nicolau, 218, Fátima
Santa Isabel – Rua Frei Orlando, 141

Eldorado do Sul

Eldorado do Sul recebeu 250 doses pediátricas de vacina contra Covid-19 que serão aplicadas a partir desta quarta nas unidades de saúde do Loteamento, Sans Souci e Nelson Marchezan (Parque Eldorado), de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30 e, aos sábados, das 8h às 12h. A presença dos pais ou de responsável legal é obrigatória sendo necessária a apresentação de um documento de identificação com foto e o comprovante da comorbidade.

Gravataí

Em Gravataí as crianças entre 5 e 11 anos de idade com comorbidades e/ou com deficiência permanente serão vacinadas a partir de hoje mediante a apresentação de laudo médico para a comprovação da condição de saúde. Para receber a vacina, a criança deve estar acompanhada de um responsável legal, apresentar um documento de identificação (Cartão SUS, CPF ou Certidão de Nascimento), Carteira de Vacinação e comprovante de residência. De acordo com a Secretaria de Saúde de Gravataí, cerca de 26.256 crianças entre 5 e 11 anos estão aptas para receber a vacina contra a covid-19. Pontos de vacinação em Gravataí:

08h30 ÀS 11h30 E DAS 13h ÀS 15h30:

USF NEÓPOLIS
USF COSTA DO IPIRANGA
USF ÁGUAS CLARAS
USF PARQUE DOS ANJOS

7h30 ÀS 18h30

USF BARRO VERMELHO

7h30 ÀS 18h30

UBS CENTRO
UBS SÃO JUDAS TADEU
UBS MORADA DO VALE I

7h30 ÀS 16h30

UBS COHAB A

Alvorada

A Prefeitura de Alvorada adotou escalonamento de idade para iniciar a vacinação infantil. A Secretaria Municipal de Saúde vai vacinar apenas crianças com 11 anos que tenham alguma comorbidade. O serviço está disponível a partir de hoje em todas as unidades de saúde do município e no Centro de Vacinação. O horário de atendimento será das 13h às 16h30min.

Novo Hamburgo

A Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo inicia nesta quarta-feira a aplicação das doses ao novo público. O município está adotando exclusivamente o agendamento para a vacinação contra a covid em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades em todas as unidades de saúde. O agendamento pode ser feito por telefone ou de forma presencial nos horários de funcionamento de cada unidade de saúde. A imunização será realizada todas as quartas-feiras, conforme a disponibilidade de doses da vacina. Em dias de vacinação contra a covid em crianças, as unidades de saúde não vacinarão pessoas de 12 anos ou mais (adolescentes e adultos), bem como não aplicarão nenhuma outra vacina pediátrica. A vacinação ocorrerá em sala exclusiva dentro das unidades de saúde e a criança depois de imunizada deverá permanecer no local por pelo menos 20 minutos, facilitando que sejam observadas durante esse breve período. Novo Hamburgo recebeu 1140 doses nesta segunda-feira para iniciar a vacinação neste grupo.

Sapucaia do Sul

A Prefeitura de Sapucaia do Sul é outra cidade que adotou o agendamento para vacinar crianças de 5 a 11 anos de idade. Os moradores precisam acessar o site www.minhaagendavirtual.com.br/sapucaiadosul para fazer o agendamento. A imunização acontece a partir desta quarta-feira na Unidade de Saúde Centro, na Rua Nossa Senhora da Conceição esquina com Justino Camboim. No ato da vacinação, a criança deverá estar acompanhada pelo responsável, com o comprovante referente a comorbidade.

São Leopoldo

Em São Leopoldo, a vacinação pediátrica inicia nesta quarta-feira na Escola Gusmão Britto para crianças com comorbidades ou deficiência permanente. A imunização ocorre das 10h às 16h. Ao longo da semana, os horários podem ser o habitual dos pontos de vacinação, mas isso será informado no site da Prefeitura.

Sapiranga

Sapiranga aplica a partir de hoje as 430 doses destinadas ao município nessa primeira remessa de doses por parte da Secretaria Estadual da Saúde.
A vacinação infantil ocorrerá na Unidade de Saúde do Centro, Estratégia de Saúde da Família (ESF) São Paulo (Bairro São Jacó), ESF João Goulart (Bairro Voo Livre) e ESF Morada São Luiz, das 7h30 às 12 horas. Nesse horário não haverá aplicações de outras vacinas e os demais dias de vacinação ainda serão definidos conforme as doses disponíveis.

Viamão

Viamão inicia hoje a imunização das crianças, com idades entre 5 e 11 anos, com comorbidades. O município também irá vacinar o público infantil indígena, quilombola e abrigado. Para esse público, equipes da Secretaria Municipal da Saúde irão ao encontro das crianças para aplicar as doses. Para as demais crianças, a prefeitura disponibilizou vacinação das 09h às 16h nas escolas Alberto Pasqualine, Apolinário Alves dos Santos, Castelo Branco, Farroupilha, Frei Pacífico, Sargento Raymundo Soares e na Apae do município.