Calçadistas apostam em franquias para expansão

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O setor calçadista brasileiro, que experimenta um crescimento de 8% na produção, vem expandindo suas atividades no varejo nacional e internacional por meio do franchising. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que as mais de 2,5 mil redes de franquias e 150 mil unidades franqueadas no país geraram mais de R$ 182 bilhões e faturamento nos últimos 12 meses, um crescimento de 8,4% em relação a 2020.

O presidente da ABF, André Friedheim, destaca que o setor de franchising já representa 2,7% do PIB brasileiro e projeta encerrar 2021 com um faturamento 9% maior do que em 2020.

Bibi: transformação digital nas franquias
Hoje com 146 unidades em operação no Brasil e na América Latina (Peru, Chile, Equador e Guatemala), a empresa enxerga no franchising uma forma rápida e rentável de crescimento. O formato de loja Standard, com investimento a partir de R$ 580 mil, criado para ser implantado em shopping centers de capitais e grandes metrópoles; e conceito Light, com custo de R$ 450 mil, indicado para cidades com, em média, 200 mil habitantes. Nos valores, já estão inclusos instalações, soluções tecnológicas, primeiro estoque, capital de giro e taxa de franquia.

Usaflex: meteórica expansão no varejo
Tendo apostado fortemente no mercado de franquias há pouco mais de cinco anos, a Usaflex já contabiliza 254 unidades no território nacional – sendo 21 inauguradas em 2021. Conforme a empresa, as franquias já representam mais de um terço das vendas, que somaram mais de 2,9 milhões de pares no ano passado. Até 2024, segundo o diretor de Franquias da Usaflex, Elbio Armiliatto, existe um plano bastante agressivo de expansão: somar mais de 400 lojas no Brasil, com franquias respondendo por mais de 50% do faturamento da empresa no mercado doméstico.

Jorge Bischoff: “embaixadores da marca”
A Jorge Bischoff vê os franqueados como “embaixadores da marca”. Tendo inaugurado 15 lojas em 2021, a empresa aposta na diversificação de cidades de atuação, não ficando concentrada apenas nos grandes centros urbanos. A medida, conforme o designer e CEO, Jorge Bischoff, tem se mostrado acertada. Hoje são 96 lojas, sendo uma exclusiva para e-commerce. Para 2022, Bischoff conta que a expansão por meio de franquias seguirá forte. Já estão assinados contratos para abertura de 14 lojas, em Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP, Curitiba/PR e Lajeado/RS.

Piccadilly: aposta no multicanal
Tradicional indústria de calçados femininos, a Piccadilly vem aumentando a sua experiência no varejo monomarca. Com uma produção anual de mais de 5 milhões de pares, a empresa conta atualmente com 14 franquias, número que pretende aumentar nos próximos anos. Para operar uma franquia Piccadilly, que prevê um investimento entre R$ 350 mil e R$ 500 mil, o interessado passa por entrevistas e visita a sede da empresa, no Rio Grande do Sul. Para 2022, a expectativa é encerrar o ano com mais 30 franquias inauguradas, consolidando o processo de expansão no varejo monomarca.

Democrata: aproximação com o consumidor
Representando a expansão do setor de calçados masculinos no franchising, a Democrata comercializa 15% da sua produção de cerca de 300 mil pares mensais em 61 lojas licenciadas em todas as regiões do País. Para 2022, a projeção é de abertura de 15 novos pontos de franquias no Brasil.