RS segue sob onda de calor, com máximas acima de 40ºC nesta terça

Santa Rosa pode ter marca de 43ºC, incomum mesmo para uma região já acostumada com verões escaldantes

Foto: Guilherme Almeida/CP

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, em mais um dia de muito calor em algumas regiões. Uma maior presença de nuvens reduz as marcas dos termômetros no Centro, Oeste e Sul, mas o Noroeste e o Norte gaúcho vão seguir com calor intenso.

Pancadas de chuva isolada atingem, desde o período da manhã, cidades do Oeste e do Sul e, da tarde para a noite, setores localizados de outras regiões. Segue o risco de temporais isolados que podem ser fortes e gerar prejuízo. Já o Noroeste deve ter uma tarde de máximas incomuns, mesmo em cidades acostumadas com verões escaldantes.

As mínimas partem de 18ºC em São José dos Ausentes e 22ºC em Santana do Livramento. Já as máximas podem chegar a 38ºC em Cruz Alta e a 43ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre e no litoral Norte, os termômetros devem marcar entre 23ºC e 33ºC.

Sexto dia com máximas acima de 40ºC

O Rio Grande do Sul teve, nesta segunda-feira, o sexto dia seguido em que as máximas superaram os 40ºC em onda de calor histórica, intensa, longa e de múltiplos recordes. O calor cedeu com nuvens e chuva em pontos do Oeste e do Sul que sofriam com 40ºC e muitos incêndios em vegetação.

O Instituto Nacional de Meteorologia mediu 40,2ºC em Teutônia, 39,1ºC em São Luiz Gonzaga e 38,5ºC em Tupanciretã. Em Porto Alegre, que no domingo registrou 40,3ºC, uma das raras vezes em que a cidade teve oficialmente mais de 40ºC em 112 anos de dados, a máxima de hoje ficou em 36,4ºC.

Chuva como poucas vezes vista inundou partes de Montevidéu, na manhã desta segunda. A água chegou a 1,5 metros de altura em algumas ruas e carros foram arrastados pela correnteza. Choveu até 150 mm em parte da capital uruguaia.