Em Brasília, Melo se reúne com representantes da Saúde para discutir variante Ômicron e Covid incidental

Atendimento hospitalar de pacientes positivados para Covid-19 após serem internados com outra enfermidade, pautou o encontro

Foto: Divulgação/PMPA

O prefeito Sebastião Melo se reuniu, nesta quarta-feira, com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, em Brasília. O prefeito debateu estratégias de enfrentamento da nova onda de coronavirús, provocada pela variante Ômicron. Entre os temas discutidos, a ampliação da testagem, a abertura de leitos no Hospital Vila Nova e o atendimento hospitalar de pacientes positivados para Covid após serem internados em razão de outra enfermidade, o que configura a chamada “Covid incidental”.

Conforme o prefeito, a área técnica da saúde identificou que hospitais não vêm atendendo esses pacientes por não se tratarem de leitos específicos de Covid-19. “Sugerimos que o ministério baixe uma norma para orientar o procedimento por parte dos hospitais, porque esse entrave cria um problema para a rede de saúde. Também pleiteamos a liberação de recursos para abertura de leitos de Covid, especialmente no Hospital Vila Nova, para darmos conta do atendimento à população”, afirmou Melo.

Aeroclube

No início da manhã, o prefeito se encontrou com um representante da Secretaria Nacional de Aviação para dialogar sobre o Aeródromo do Belém Novo. Localizada em área de propriedade do governo federal, a estrutura é operada pelo Aeroclube do Rio Grande do Sul, que no ano passado consultou o município sobre o interesse em receber o aeródromo, por delegação, para exploração indireta. A intenção é promover melhorias no entorno da região do Belém Novo, como contrapartida a esse direito.

Nesta quinta-feira, Melo desembarca em Curitiba e se reúne com o prefeito da capital paranaense, Rafael Greca. O foco do encontro é a construção de alternativas de financiamento para o transporte e a qualificação da mobilidade.