Bares e restaurantes gaúchos em alerta com afastamento de trabalhadores

Maioria dos bares e restaurantes não se recuperou da pandemia | Foto: Guilherme Almeida / CP Memória

O setor de bares e restaurantes do Rio Grande do Sul está atento aos casos de afastamentos de trabalhadores com Influenza e Covid. Conforme levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no RS, 20% dos funcionários do setor estão afastados por gripe ou Covid toda semana desde dezembro. Para Maria Fernanda Tartoni, presidente da entidade, os empresários do segmento estão com a esperança de que os negócios melhorem, mas atentos a esse novo momento e os seus desdobramentos.

“O setor está em recuperação, mas ainda com incertezas e inseguranças pelo momento da pandemia”, aponta Maria Fernanda, que reforça a esperança que não haverá nenhuma restrição nas operações como em outros locais do Brasil.

Pelo mesmo levantamento, quase metade das empresas de alimentação fora do lar gaúchas ainda não recuperou o faturamento anterior a pandemia. A pesquisa revela que 47% dos bares e restaurantes do estado têm faturamento menor comparado com o período anterior a pandemia. Os dados apontam que 3 em cada 10 estabelecimentos conseguiram superar a receita alcançada em 2019.

Mesmo com 37% dos estabelecimentos ainda operando no vermelho, o setor de Alimentação Fora do Lar conseguiu iniciar uma retomada econômica em 2021. A presidente da Abrasel no RS projeta um grande ano em 2022 e destaca que a expectativa é que as empresas deixem de trabalhar no prejuízo e consigam equilibrar suas contas.

Outro fator que teve um destaque no ano passado para o ramo de Gastronomia foi a geração de emprego. A pesquisa da entidade aponta que 15% dos estabelecimentos contrataram em dezembro em relação a novembro. Para o primeiro semestre de 2022, 24% dos empresários têm a expectativa de empregar novos funcionários.