RS registra quase 8 mil casos de Covid em 24h; total na semana passa de 22 mil

Número de pessoas em atendimento, com o vírus ativo, se aproxima de 28 mil

Foto: Alina Souza / Correio do Povo

O Rio Grande do Sul teve 22.602 casos de Covid-19 na primeira semana de 2022. De ontem para hoje, a Secretaria Estadual da Saúde contabilizou mais 7.911 contaminações. Em 24 horas, o número corresponde ao total de casos confirmados nos primeiros 27 dias de dezembro, conforme o Painel Coronavírus RS, do governo estadual.

Desde o início da pandemia, o Rio Grande do Sul contabiliza 1.530.029 contaminados pela Covid-19. Desse total, 96% se recuperaram e 2% seguem em acompanhamento médico – o que corresponde a quase 28 mil pessoas – a maioria em isolamento domiciliar.

De acordo com especialistas, a onda de novas infecções é atribuída à variante ômicron do coronavírus, que, apesar de menos severa, contagia mais rápido que as anteriores. As autoridades de saúde também dizem que o relaxamento das medidas de protocolo sanitário durante as festas de fim de ano contribuiu para o cenário.

Já o número de mortes não acompanha a explosão de surtos e casos novos da doença, o que pode ser atribuído às taxas de vacinação em cidades gaúchas. Na atualização de hoje, a SES divulgou mais cinco óbitos, de um total de 36.481, desde março de 2020.

Em nível estadual, as unidades de terapia intensiva (UTI) tinham taxa de ocupação de 52,3%, no início da tarde deste sábado, o que configura estabilidade em relação a essa sexta.

Em Porto Alegre, o índice é de 72% – três pontos percentuais a menos do que ontem.