Farmácias e hospitais de Porto Alegre registram aumento na procura por testes de Covid-19

Instituições afirmam que demanda voltou a crescer nos dias seguintes às festas de fim de ano

Foto: SES-RS/Divulgação

A transmissão comunitária da variante Ômicron, apontada como uma versão mais contagiosa do coronavírus, já preocupava as autoridades do setor de saúde antes mesmo das festas de final de ano. As comemorações de Natal e Ano Novo, que reuniram milhares de pessoas em festas, pode ter jogado ainda mais a favor da doença. Prova disso é a disparada na procura por testes Covid em Porto Alegre nos últimos dias.

O Hospital São Lucas da PUCRS, por exemplo, registrou um aumento de 10% no número de exames realizados na últimas duas semanas. A Santa Casa de Misericórdia teve um crescimento de 46% em 20 dias. Antes, eram feitos 95 testes por dia. Agora, a média é de 140 exames diários.

O mesmo fenômeno ocorre nas farmácias da Capital. A reportagem consultou estabelecimentos nas zonas Leste e Centro e todos relataram que o número de pessoas com sintomas gripais disparou após o Réveillon. Nas maiores redes de farmácias, a reposição de testes acontece diariamente, não sendo registrada falta. A recomendação das gerências desses locais é para que a pessoa ligue para a farmácia antes de buscar atendimento.

A orientação das autoridades de saúde é que as pessoas procurem diagnóstico até cinco dias após o início dos sintomas. Também é importante que os assintomáticos que tiveram contato com um caso confirmado nos últimos 14 dias compareçam para fazer o exame. Quem não pode pagar por um teste, pode acessar a rede pública de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá ampliar a oferta de testes rápidos de antígeno de 33 para 60 unidades de saúde. A ampliação vale já a partir desta sexta-feira (7). Os locais serão divulgados em breve pela prefeitura.

A medida faz parte de uma mudança de estratégia da Secretaria Municipal de Saúde e tem o objetivo de dar mais agilidade aos resultados: “A confirmação do teste de antígeno sai em menos de trinta minutos. Com a transmissão comunitária da variante Ômicron, precisamos isolar os casos positivos o mais rápido possível”, informa o secretário de Saúde da Capital, Mauro Sparta.

Os pacientes sintomáticos e que tiverem resultado negativo no antígeno serão encaminhados para realização de teste RT-PCR para confirmação. Estes testes serão realizados em oito pontos mediante encaminhamento das unidades de saúde.

O tempo de espera pelo resultado varia de acordo com o tipo de teste. No caso dos exames rápidos, fornecidos pelas farmácias, o resultado acontece até 15 minutos após o exame. Já no modelo RT-PCR, a demora pode ser de até dois dias, dependendo do laboratório.