Sobe para 20 o número de mortes por chuvas no sul da Bahia

Enchentes no estado deixaram 72 municípios em estado de emergência; 430 mil pessoas foram afetadas pelas inundações

Foto: Isac Nóbrega / PR / Agência Brasil / CP

Com mais duas mortes confirmadas nesta segunda-feira no município de Itabuna, no sul da Bahia, sobe para 20 o número de falecimentos ocorridos por causa das enchentes que atingem o estado neste fim de ano. As informações são do Balanço Geral, da Record TV. As novas vítimas com morte confirmada foram Felipe Duarte Garcia, de 21 anos, e Maria das Neves Souza dos Santos, de 33.

Itabuna, que enfrenta a maior enchente da história da cidade desde 1967, é um dos 72 municípios que decretaram estado de emergência. A chuva cobriu a ponte do rio Marabá, que fica no centro da cidade. A enchente começou na noite da última sexta-feira e desabrigou centenas de famílias.

De acordo com a Defesa Civil, só no sábado o acumulado de chuva chegou a 135 milímetros. Para se ter uma ideia da quantidade de água, a média para o mês todo é de 180. No domingo, a chuva não parou e o nível do rio subiu mais de meio metro. O resultado: casas debaixo d’água e ruas completamente alagadas em Itabuna. Mais de 600 famílias seguem desabrigadas na cidade. Em todo o estado, foram afetadas 430 mil pessoas.

O governador do estado, Rui Costa (PT), enfatizou nesta segunda a necessidade de as pessoas que vivem em áreas de risco se deslocarem a regiões mais seguros e pediu que as prefeituras façam o cadastro da população desabrigada, para facilitar o direcionamento da ajuda humanitária.