Pesquisa aponta que comércio da capital deve movimentar R$ 424 milhões no Natal

Decisão permite abertura do comércio a partir desta segunda | Foto: Fabiano do Amaral/Correio do Povo

O comércio de Porto Alegre projeta movimentar R$ 424 milhões com o Natal. A expectativa foi divulgada na manhã desta segunda-feira pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre. O tíquete médio apurado para os presentes ficou em R$ 172, valor correspondente a 16,5% a mais que o indicado no ano passado, considerando a inflação do período.

O levantamento verificou, também, que cada pessoa deverá levar, em média, quatro presentes. Roupas, brinquedos e calçados lideram as intenções de compra, que deverão ser destinadas, principalmente, para filhos, pai/mãe, esposo(a)/companheiro(a), netos(as)/bisnetos(as) e namorado(a). Na lista de quem deverá receber presentes apareceram, ainda, avós, enteados, tios e os bichos de estimação.

A pesquisa do Sindilojas POA revelou que a quantidade de pessoas que pretende escolher os presentes através da ferramenta online deverá aumentar de 57,2% no ano passado para 66,8% este ano. Nesse percentual, estão a “pesquisa na internet”, “redes sociais e WhatsApp” e “propagandas na internet”.

Na forma de pagamento, os entrevistados pela pesquisa do Sindilojas apontaram que 75,4% pagarão à vista, sendo 46,6% desse total no dinheiro, 21,7% no débito e 7,1% no PIX. Em 2020, as pessoas que afirmaram que pagariam à vista representaram 68,8% dos respondentes, e o PIX não foi relacionado.

As lojas de shopping apresentaram um leve crescimento nas intenções, com 43,7% no ano passado para 46,6% agora. No entanto, as lojas de rua seguem sendo a preferência, apesar de a sondagem ter apontado uma pequena queda, de 64% em 2020 para 57,7% das intenções este ano. A maioria dos porto-alegrenses, 84,3%, pretende dar preferência ao comércio local.

Para 44% dos consumidores as vitrines são importantes na escolha dos presentes que comprarão no Natal. Isso mostra que, mesmo com as pesquisas online, aquele passeio para olhar as lojas ainda pode ser um grande fator para definir vendas.