Estátua do Laçador vai ser reinaugurada em 11 de janeiro em Porto Alegre

Monumento volta para ao Sítio, na avenida dos Estados, nas proximidades do Aeroporto Salgado Filho

Foto: Guilherme Almeida/CP

Retirado para restauro em setembro, o monumento ao Laçador retorna, em janeiro, ao Sítio da avenida dos Estados, na zona Norte de Porto Alegre. As informações sobre o andamento da obra foram atualizadas em uma entrevista coletiva online, nesta terça-feira.

De volta ao local de origem, nas imediações do Aeroporto Salgado Filho, a peça ainda vai passar por alguns reparos até ser reinaugurada. A solenidade está marcada para o dia 11.

A ideia inicial era de uma cerimônia antes do Natal, mas segundo o coordenador do Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), Zalmir Chwartzmann, problemas graves foram constatados na estátua durante o restauro.

“Depois de o Laçador ser aberto, se perceberam diversas rachaduras que durante a vistoria não tinham como ser detectadas”, informou. O Sinduscon e a Associação Sul Riograndense da Construção Civil desenvolvem o projeto. O patrocínio é da Gerdau e da Sulgás.

Entre os processos do restauro, o Laçador recebeu uma limpeza por meio de microjateamento para remover resíduos de argamassas de cimento e, também, um reforço estrutural em aço inoxidável no interior da estrutura, até a altura dos ombros, para garantir mais segurança devido à exposição ao tempo e condições do clima.

A Prefeitura de Porto Alegre também trabalha na qualificação do Sítio, que deve receber a Estátua já revitalizada. Segundo a administração municipal, o processo de adoção do espaço está em andamento e o prazo final para as propostas é 5 de janeiro.