O governo federal decretou situação de emergência na Bahia e em Minas Gerais devido às fortes chuvas que atingiram os dois estados nos últimos dias. Por meio de nota, divulgada pelo Ministério de Desenvolvimento Regional neste sábado, o governo informou que a Defesa Civil Nacional enviou equipes para apoiar os municípios. No total, 17 cidades do sul da Bahia e 31 do estado mineiro foram afetadas pelos temporais.
Além disso, foram designados técnicos “para agilizarem os processos de reconhecimento federal de situação de emergência e de solicitação de recursos para restabelecimento, assistência humanitária e reconstrução”.
Em Minas Gerais, a Defesa Civil confirmou, na manhã dessa sexta-feira, mais duas mortes. Em Pescador, a 412 km de Belo Horizonte, uma criança de 2 anos morreu soterrada. A outra morte aconteceu em Engenheiros Caldas, no Vale do Rio Doce, a 290 km da capital mineira.
Ainda segundo o balanço, 215 pessoas ficaram desabrigadas e 1.289 desalojadas nos municípios mineiros afetados pelos temporais. Com isso, na atual temporada de chuvas o número de desabrigados em Minas subiu para 406 e o de desalojados é de 3.872 pessoas.
Leia a nota na íntegra:
“O Governo Federal, por meio do MDR, reconheceu, nesta sexta-feira (10), a situação de emergência em 17 cidades do sul da Bahia e 31 cidades de Minas Gerais atingidas por fortes chuvas.
Bahia: desde o dia 29/11, a Defesa Civil Nacional está no estado para dar apoio a municípios atingidos pelo desastre, além de dar suporte nos pedidos de solicitação de recursos.
Minas Gerais: foi reconhecida a situação de emergência em 31 cidades atingidas por fortes chuvas desde terça-feira (7). A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A Defesa Civil Nacional já designou técnicos para agilizarem os processos de reconhecimento federal de situação de emergência e de solicitação de recursos para restabelecimento, assistência humanitária e reconstrução de áreas atingidas.”