Pesquisa indica que usuários não confiam no WhastApp para transações financeiras

Crédito: Getty Images

Um levantamento feito um aplicativo de cibersegurança revelou que oito em cada 10 brasileiros não confiam no WhatsApp para transações financeiras. Os números constam de um estudo realizado pela PSafe, que consultou mais de 8 mil pessoas entre os dias 6 e 14 de novembro, próximo da Black Friday, e adotou como base de pesquisa os 131,1 milhões de usuários do sistema operacional Android no país.

Em relação ao Pix, 33% têm medo de usar a modalidade e 66% disseram não confiar totalmente na ferramenta. Ainda segundo a pesquisa, 55% não têm cadastro com CPF no Pix.

Pelo estudo, quase 40% dos usuários consultados preferem os boletos a outros meios de pagamento. Apesar disso, os cartões de crédito, que permitem o parcelamento dos valores e o adiamento do pagamento até o dia do vencimento da fatura, têm aceitação de 37,2%. Já o cartão de débito e o Pix foram apontados como favoritos por 10,8% e 12,5% das pessoas, respectivamente.

Até outubro deste ano, a Psafe bloqueou mais de 1,1 milhão de tentativas de golpes relacionados à Black Friday. De acordo com projeção da companhia, mais de 150 milhões de pessoas já podem ter sido vítimas de fraude em que criminosos utilizam links enganosos ou falsidade ideológica para capturar dados confidenciais.

Um total de 36% dos participantes já sofreram golpes executados por perfis falsos de lojas e marcas e 59,5% deles não sabem reconhecer uma promoção enganosa.