Melo antecipa reunião que vai definir o futuro da vida noturna na Cidade Baixa

Encontro com moradores e comerciantes do bairro vai acontecer na terça

Prefeito visitou o bairro na noite da sexta-feira. Foto: Mateus Raugust/PMPA

O prefeito Sebastião Melo (MDB) anunciou, na noite dessa sexta-feira, a antecipação do encontro entre membros do alto escalão da administração municipal, moradores e comerciantes da Cidade Baixa. Oficialmente, a reunião vai discutir a “busca de uma solução para estabelecer boas práticas de convivência” no bairro.

Ou seja: a tendência é de que a intervenção feita no Moinhos de Vento – onde um decreto proíbe o consumo de bebidas nas ruas entre meia-noite e 7h – se repita na mais tradicional região boêmia da cidade. Com isso, os ambulantes e pequenos comerciantes terão a atuação restrita, nas madrugadas, em prol da redução das aglomerações.

“O comércio aberto é uma maravilha porque ele gera renda, emprego, oportunidades. Mas na rua temos que ter regras civilizadas. Tenho certeza absoluta de que o decreto da Cidade Baixa, que vai ser construído pela população, será executado com o apoio de todos. Vamos ter aqui uma vida melhor e um bairro melhor”, disse Melo.

Ainda ontem, o prefeito acompanhou a ação de fiscalização da Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. A operação começou nas ruas República e José do Patrocínio e se estendeu por todo o bairro, em especial onde há mais queixas relacionadas à perturbação do sossego.

Cerca de 700 foram flagrados em aglomerações

Na noite passada, não foram registrados problemas nas ruas da Cidade Baixa e do Moinhos de Vento. Entretanto, as forças de segurança tiveram que dispersar aglomerações em dois pontos da cidade: na rua João Telles, bairro Bom Fim, onde havia cerca de 200 pessoas; e na Praça Júlio Mesquita, no Centro Histórico, que recebia em torno de 500.

“Observamos que população e comércio estão a cada dia mais aderindo ao cumprimento das normas estabelecidas”, ressaltou o comandante da Guarda Municipal, Marcelo do Nascimento. A maior parte dos locais visitados pelas equipes é selecionada através de denúncias. As infrações devem ser reportadas aos números 153 e 156.