O policial militar à paisana baleado, na noite dessa segunda-feira, durante uma tentativa de assalto no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, passa bem e não corre risco de morrer, segundo fontes da Brigada Militar. O policial, um soldado do 18º BPM de Viamão, de 23 anos, está internado no Hospital de Pronto Socorro da Capital.
Conforme o comandante do 18º BPM, tenente-coronel Alexander Duarte, o estado de saúde do soldado é “estável e, a princípio, não corre risco de morte”. O comandante do 9º BPM, tenente-coronel Alex Sandre Pinheiro Severo, também destacou que o policial militar “está bem” e “fora de perigo”.
A tentativa de assalto aconteceu por volta das 21h dessa segunda em frente a um bar na esquina das ruas Lima e Silva e República. O criminoso atirou com um revólver calibre 38 no pescoço do PM e acabou roubando a pistola calibre 9 milímetros da vítima. O assaltante não levou veículo e fugiu do local.
O delegado Rodrigo Reis relata que o autor do crime acabou sendo preso logo em seguida por policias que estavam na região. “O policial militar estava estacionando o veículo e quando desembarcava foi imediatamente abordado. O autor do fato o abordou apontando um revólver. E nós imaginamos que ele tenha percebido imediatamente que o policial estava armado. Em um bar, que fica ao lado, policiais militares que estavam de folga, em uma confraternização, perceberam e saíram atrás do autor e prenderam ele”, afirma.
O assaltante, de 44 anos, possui diversos antecedentes criminais. Ele estava foragido do regime semiaberto. Além dos outros crimes, ele responderá agora por latrocínio tentado. Câmeras de monitoramento da região flagraram o assalto. A investigação será conduzida pela 10ª DP de Porto Alegre.