Pelo menos 41 são presos em operação policial contra o tráfico em Santiago

Força-tarefa mobiliza 150 agentes, que cumprem 65 ordens judiciais

Bandidos recrutavam menores para que eles vendessem e entregassem drogas. Foto: Polícia Civil/Divulgação

Uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas na região Centro-Oeste do Rio Grande do Sul é alvo da Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (4). Os 150 agentes mobilizados cumprem 65 ordens judiciais, sendo 42 mandados de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão, nas cidades de Santiago e Canoas.

Também estão sendo percorridas as galerias das penitenciárias Estadual de Santa Maria (PESM) e Estadual de Porto Alegre (PEPOA). Segundo a investigação, além de abastecer o consumo de entorpecentes, a quadrilha também é responsável por crimes de corrupção de menores e comércio ilegal de armas de fogo.

Até 8h20, 41 pessoas haviam sido presas pelas autoridades.

Investigação

O grupo entrou na mira da polícia há um ano. A investigação foi instaurada para apurar um esquema de tráfico que aparentava atingir apenas o bairro Ana Bonato, em Santiago. Desde novembro do ano passado, as autoridades já sabiam que o crime organizado era comandado de dentro do sistema carcerário.

Com o andamento dos trabalhos, verificou-se que os bandidos recrutavam menores para que eles vendessem e entregassem os entorpecentes, bem como realizassem o transporte de armas e drogas entre os pontos de atuação da organização. O esquema teria ganho proporções maiores com a transferência do líder da quadrilha para a PESM.