Porto Alegre lança projeto internacional de turismo

No evento, Sebastião Melo defende uma flexibilização nos protocolos, em especial do uso da máscara, para expandir a retomada econômica na cidade

Foto: Ana Carolina Aguiar / Rádio Guaíba

O prefeito da capital gaúcha Sebastião Melo voltou a defender a flexibilização do uso de máscaras. Ele se manifestou no evento de lançamento de projeto “Porto Alegre, todos os destinos em um só lugar”, uma inciativa internacional da prefeitura para incentivar o turismo. O objetivo da proposta é incentivar o retorno das atividades econômicas não só na cidade, mas em todo o Rio Grande do Sul.

“Eu falei hoje com o governador Eduardo Leite e disse que nós, aqui na capital, estamos com 99% dos vacinados com a D1 no braço e mais de 79% com a D2 também. Por isso, não há mais essa necessidade de limitação de público tão rígida. Afinal, as pessoas estão no bar, entre 100 e 200 pessoas, e fica um ‘bota máscara, tira a máscara’. Isso não tem mais necessidade. Vamos rever isso”, relatou Melo.

O governo estadual também participou do encontro representado pelo secretário de Turismo, Ronaldo Santini, que ressaltou a importância das ações que fomentam o turismo no palco da South Summit no ano que vem.

“Devemos saber aproveitar a presença desses turistas aqui na capital dos gaúchos”, defendeu o secretário. “Hoje nós precisamos voltar a frequentar a cidade, conhecer os roteiros desta bela cidade e tudo que ela pode oferecer. Antes, esses espaços estavam tomados por aqueles que não pertencem, pela criminalidade e pelos bandidos”, afirmou. O secretário afirmou também que o governo gaúcho espera que “essa seja a melhor temporada de verão dos últimos anos e que o Natal seja um tempo festivo que marque a retomada final da economia”, finalizou.

Os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, e de Comunicação, Luiz Otávio Prates, também anunciaram outras iniciativas do setor que fomentarão a economia criativa e o empreendedorismo.

“Hoje o nosso potencial turístico é enorme, mas é necessário explorar, possuir projetos e um planejamento. O que atualmente temos e mostramos lá fora, na Espanha”, destacou o Lorenzoni. A capital faz parte do roteiro “World Travel & Tourism Council”, ou seja, está entre as capitais internacionais de destaque na área de turismo. “Essa conquista só foi possível graças ao planejamento estratégico desenvolvido”, celebrou o secretário e Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Já o secretário de Comunicação, Luiz Otávio Prates, apresentou o Plano de Marketing Turístico da Capital, que, além deste projeto, terá ainda a divulgação de uma websérie que irá apresentar aos brasileiros a beleza do turismo ecológico na zona mais afastada de Porto Alegre, “Do Pôr do Sol ao Turismo Rural”. O prefeito, Sebastião Melo, defendeu o turismo mas áreas mais afastadas dos centros urbanos. “Não é necessário ir até a Chapada dos Veadeiros para ter contato com a natureza, basta visitar as zonas mais afastadas aqui da nossa capital. Lá você comerá bem, tomará um bom vinho, poderá andar à cavalo e ter como plano de fundo um lugar maravilho”, disse.