O secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Porto Alegre, Cezar Schirmer, afirmou em entrevista à Rádio Guaíba nesta quinta-feira que o Centro da Capital terá grandes transformações com recursos do cofinanciamento de 152 milhões de dólares. A aprovação do aporte ocorreu pela Comissão de Financiamentos Externos com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A carta aprovada prevê investimentos nas regiões do Centro Histórico, 4° Distrito e Orla do Guaíba.
“O Centro de Porto alegre será totalmente diferente, será requalificado, será muito mais bonito, mais seguro, será um espaço de convivência, de entretenimento, um espaço amigável, não só para os moradores do Centro, mas para todos os porto-alegrenses”, afirma o secretário. Segundo o integrante do governo, a ideia é elevar o potencial turístico da cidade para alavancar a economia e gerar novos empregos. “É injustificável que 85,90% dos turistas que vem pra Serra ou qualquer outro lugar do Rio Grande do Sul, 90% não têm interesse em conhecer Porto Alegre”, diz Schirmer.
Com a aprovação, a prefeitura iniciará a preparação para o financiamento e a fase estratégica. A expectativa é de que a assinatura do contrato aconteça em um ano. De acordo com o secretário, em linhas gerais, a gestão de Porto Alegre já sabe onde os recursos do financiamento serão aplicados: principalmente em mobilidade e segurança. “A avenida Salgado Filho se tornou numa rodoviária a céu aberto, isso obviamente gera problemas e dificuldades. Mobilidade não é só ônibus, é também caminhar, pois as calçadas do centro são muito estreitas, exemplifica. “Isso (necessidade de mais segurança) é identificado nas nossas pesquisas, nos contatos que estamos fazendo. Essa área estamos, inclusive, trabalhando com recursos do BNDES (Banco de Desenvolvimento Econômico e Social)”, acrescenta.
Schirmer ainda cita outras possíveis medidas a serem vistas com o financiamento, como a resolução de uma questão envolvendo um esgoto a céu aberto que cai no trecho 2 da Orla e sem especificar, problemas envolvendo o 4º distrito e as avenidas Voluntários da Pátria e Farrapos. De acordo com ele, um dos pontos essenciais da iniciativa da prefeitura em requerer o financiamento, foram as condições da operação financeira, que segundo o secretário são favoráveis para a gestão municipal, com juros de 3% ao ano e o prazo de 20 anos para abater a dívida, com carência de cinco anos.
VLT
A prefeitura de Porto Alegre pretende implantar um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no Centro Histórico. A ideia é instalar uma linha que ligue a Rodoviária à Praça XV de Novembro – localizada junto ao Mercado Público – e, em seguida, à Usina do Gasômetro. De acordo com Schirmer, serão feitos encontros com técnicos para avaliar a viabilidade econômica do projeto, bem como onde poderia trafegar o veículo na cidade caso a ideia saia do papel. “Vamos definindo ao longo dos próximos nove a doze meses. Espero que neste período nós tenhamos elaborado toda a discussão de forma conclusiva onde vamos aplicar todos esses recursos”, finaliza o secretário.