Foi inaugurada nesta quinta-feira, em Porto Alegre, a Central de Autoatendimento Orientado do INSS. A unidade, que passa a operar daqui a uma semana, no dia 4 de novembro, está localizada junto ao edifício-sede da Gerência-Executiva do órgão, no Centro Histórico, e tem como objetivo principal auxiliar o cidadão que não dispõe de meios próprios de acesso aos canais remotos do INSS.
A cerimônia contou com a presença do Ministro do Trabalho e Previdência Social, Onyx Lorenzoni. Em sua fala, Onyx destacou que este é mais um importante passo para a aceleração dos processos feitos pelo INSS.
“Esse desafio que o INSS tem de poder atender bem, de dar resposta aqueles que têm direitos ao nossos benefícios e, principalmente, atenção aos aposentados e pensionistas. Os avanços com a digitalização são extraordinários. Nós vamos conseguir virar a chave do rural no ano que vem, com a troca do seu sistema, que de presencial será passado para o digital, com objetivo de melhorar o desempenho do nosso atendimento para dar, cada vez mais, maior velocidade na nossa resposta. Isso é importante porque a expectativa que as pessoas criam ao longo da sua vida laboral é gigantesca. Então, são milhões e milhões de pessoas e de famílias que dependem do nosso trabalho”, disse.
Na prática, a central de autoatendimento servirá para a pessoa receber orientações para a utilização do aplicativo Meu INSS, que atualmente dá acesso a 95% dos serviços previdenciários, sem a necessidade de agendamento prévio. Ao todo, a estrutura conta com 10 terminais, sendo dois para cadeirantes. No local, há também dois guichês para a recepção dos segurados e emissão da senha do Meu INSS.
Os serviços estarão disponíveis das 8h30 às 16h30. Conforme o INSS, os cidadãos serão orientados por 12 estagiários, sob a supervisão de uma servidora do órgão.
Vale destacar que a unidade se torna a primeira do Brasil a funcionar fora das dependências de uma agência. Além disso, em todo o país, já existem 30 Agências da Previdência Social testando este formato.