Reuniões semanais buscam encerrar suspensão de exportação de carne para a China, diz ministra

Teresa Cristina comentou sobre o cenário agrícola em meio à pandemia

Foto: Carlos Silva/MAPA

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina, comentou sobre o cenário agrícola em meio à pandemia, em entrevista ao programa Boa Tarde, Brasil desta quarta-feira. Segundo ela, o aumento nos preços de alimentos tem explicação em inúmeros fatores, que desequilibraram o setor nos últimos meses. Teresa citou que a crise se repete em outras partes do mundo, dando como exemplo a inflação nos Estados Unidos e em outros países da Europa, além de problemas de desabastecimento no Reino Unido.

“A gente tem visto situações que a gente não via antes da pandemia. O agro brasileiro se mostrou competente, contínuo, dando estabilidade ao país, aumentando a produção e fazendo o abastecimento do mercado interno. Está caro? Está. O que precisamos fazer é o emprego voltar pra que as pessoas tenham renda e possam comprar. Se vai baixar, é a lei da oferta e da procura”, disse Teresa Cristina, que está otimista em relação a uma futura redução no preço da carne nos supermercados.

Ela também falou sobre a recente suspensão de exportação de carne brasileira por parte do governo chinês, em razão de casos de “mal da vaca louca”. “Tem se arrastado mais tempo do que se gostaria”, lamentou a ministra. Ainda segundo ela, são realizadas reuniões semanais para prestação de informações que possam garantir que o episódio de vaca louca foi atípico.

“Estamos prestando todos os esclarecimentos para que não haja nenhuma dúvida. Essas negociações dependem de tradução. Eles pedem muitas informações que têm que ser checadas, rechecadas, traduzidas. Então, a gente tem tido uma angústia, principalmente por parte dos produtores”, informou.