Professores e funcionários de escolas protestam por reajuste salarial, em Porto Alegre

Categoria pede reajuste de 47% nos vencimentos

Foto: CPERS / Divulgação

Professores e funcionários de escolas vinculados ao Cpers/Sindicato realizaram, na manhã desta sexta-feira, manifestação cobrando do governo do Estado reajuste salarial. O ato teve início em frente à sede do IPE Saúde, na avenida Borges de Medeiros, no Centro de Porto Alegre. Após caminhada por ruas e avenidas da área central, o grupo protestou no Palácio Piratini. Com uso de caminhão de som e debaixo de chuva, os educadores pediam reajuste dos vencimentos que, segundo a categoria, não ocorre desde 2014.

A intenção dos servidores é que o executivo estadual faça uma correção nos vencimentos em cerca de 47%. Para a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, o 15 de outubro – Dia dos Professores – deve ser comemorado diante do respeito que os servidores possuem com a educação. “Neste dia 15, levantamos a nossa voz para dizer que não é mais possível termos um governo que desrespeita os trabalhadores em educação, desrespeita os professores e os funcionários não pagando um salário justo para esses que tanto se doam para a educação”, pontua.

Em decorrência da caminhada dos servidores, ruas e avenidas da área central ficaram momentaneamente bloqueadas. A Brigada Militar e agentes da EPTC acompanharam a mobilização.