Porto Alegre abre 85 unidades de saúde, neste sábado, para Dia D da Multivacinação

Ação foca na atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos incompletos, mas em 45 locais, também oferece doses contra a Covid-19

Foto: Alina Souza/CP

A prefeitura de Porto Alegre montou um esquema especial para o Dia D da Multivacinação, marcado para este sábado. Em 85 unidades de saúde, abertas das 9h às 17h, equipes vão atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes contra 15 enfermidades. Confira os locais de vacinação no site da prefeitura.

Em 45 postos de saúde, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 também vai estar disponível para adolescentes a partir de 12 anos. Nesses locais, também vai haver segunda dose de Coronavac/Butantan, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech para vacinados até 18 de setembro, 7 e 21 de agosto, respectivamente.

A terceira dose vai ser oferecida a idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde vacinados com a segunda aplicação até 16 de abril (seis meses) e imunossuprimidos vacinados com a segunda dose até 18 de setembro (28 dias), independente do fabricante.

Transporte gratuito
Para facilitar o acesso da população aos locais de imunização, a prefeitura vai fornecer transporte gratuito em 15 linhas circulares, que atendem 19 das 85 unidades de saúde. Foram priorizadas nove regiões da cidade com o maior número de pessoas aptas a se vacinar, registradas no Cadastro Único (CadÚnico) para políticas públicas do governo federal, mas que ainda não se imunizaram contra a Covid-19.

A estrutura de linhas vai funcionar das 9h às 17h, com partidas de viagens entre 25 e 35 minutos durante o período em que os postos estiverem vacinando. Para consultar os itinerários e linhas disponibilizadas, clique aqui. O trajeto também pode ser conferido pelo app 156+POA. As paradas de ônibus com as linhas gratuitas estarão identificadas com um adesivo. Os demais postos terão atendimento pelas linhas normais, que vão circular com tabela de sábado.

Vacinas para crianças e adolescentes
Serão oferecidas 15 vacinas indicadas no Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, aplicadas de acordo com a necessidade individual, após avaliação da situação vacinal de cada criança e adolescente: Hepatite B, Pentavalente, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10- valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice Viral, DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente.