As exportações de calçados em setembro chegaram a 11 milhões de pares (35,7%) e geraram US$ 77 milhões (46%), ante os números do mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e, na comparação com 2019, representam ganho de 10% em volume, mas um recuo de 8% em receita.
A projeção é que as exportações em 2021 cheguem a 118 milhões de pares. Entre janeiro e setembro, foram embarcados 86,2 milhões de pares, que resultaram em US$ 618,45 milhões, incrementos de 33,7% em volume e de 26,3% em receita na relação com o mesmo período do ano passado. Comparando com os níveis pré-pandemia, em 2019, os resultados são 1% superiores em pares e 15,7% inferiores em receita.
Os principais mercados do calçado nacional são os Estados Unidos, Argentina e França, respectivamente, sendo que apenas para o mercado norte-americano as vendas já superam em 11% os números de 2019, segundo a Abicalçados.
As importações, no entanto, seguem em queda. Em setembro, foram importados 1,24 milhão de pares por US$ 22,5 milhões, quedas de 33,8% e 15,5%, respectivamente, ante o mesmo intervalo de 2020.