Concorrendo como líder da chapa única, Gedeão Silveira Pereira vai exercer mais um mandato como presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). A decisão se deu por unanimidade, nesta terça-feira. Dos 131 sindicatos aptos a votar, 112 compareceram. O mandato vai de janeiro de 2022 a dezembro de 2024.
Entre metas, Gedeão destacou ações de incentivo para aumentar a eficiência produtiva no Estado e a implementação do programa Duas Safras, que está sendo construído pela entidade em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Embrapa. “Nós temos capacidade para dobrar as safras gaúchas e mexer fortemente no Produto Interno Bruto (PIB) estadual”, ressaltou, lembrando que hoje o Rio Grande do Sul colhe uma grande safra de verão e uma diminuta safra de inverno. O dirigente também pretende levar assistência técnica e gerencial gratuita a médios e pequenos produtores por meio do Senar.
Gedeão, que era vice-presidente, assumiu a presidência em dezembro de 2017, após o falecimento de Carlos Sperotto. No ano seguinte, elegeu-se para o mandato de janeiro de 2019 a dezembro deste ano. Médico veterinário, formado em 1971 pela Universidade Federal de Santa Maria, o dirigente é proprietário e administrador da Estância Santa Maria, que atua em pecuária de corte com as raças Hereford e Polled Hereford, manejo de pastagens de azevém, trevo e cornichão, plantio de arroz, soja e sorgo e florestamento de eucaliptos.