Com içamento de vigas concluído, Dnit prepara liberação da 116, no Vale do Sinos

Até as 6h desta segunda-feira, pista no sentido capital-interior permanece bloqueada

Foto: Stephany Sander / Especial

As obras de construção de quatro novas pontes sobre o rio dos Sinos, na BR 116, chegaram ao fim na tarde deste domingo. O encerramento do lançamento das 29 vigas ocorreu uma hora antes do previsto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Agora, o consórcio responsável desmobiliza as equipes e o Dnit, que coordena as ações, prepara a liberação total da BR, o que deve ocorrer até as 6h desta segunda-feira. Até lá, a pista no sentido capital-interior permanece bloqueada. Motoristas devem acessar o desvio por dentro do perímetro urbano de São Leopoldo.

Obra

A construção das pontes adicionais sobre o Sinos começou em março. Duas delas auxiliarão na travessia sobre o canal principal, enquanto as outras duas ficarão sobre o local chamado de várzea. A capacidade de atendimento aos motoristas deve dobrar. Com a instalação das vigas, o andamento das obras chega a 75%.

As pontes terão 100 metros de comprimento e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia. Cada uma é composta por seis blocos de fundação. Cada um é suportado por oito estacas, com 40cm de diâmetro e comprimentos variáveis, cravadas em rochas no subleito do rio.

Linhas de ônibus

Com o trânsito sobrecarregado no perímetro urbano, São Leopoldo também precisou alterar os itinerários de ônibus da cidade. Segundo a gerência do Consórcio Operacional São Leopoldo (Coleo), algumas linhas precisaram adotar rotas diferentes, aumentando o tempo de algumas viagens. É o caso das linhas que atendem aos bairros Campina, Santos Dumont e Vila Maria/Paim/Charrua.

Ônibus da Viação Feitoria, que faziam o retorno acessando a estação rodoviária, passaram a encerrar as viagens na parada lateral à Prefeitura, na rua Saldanha da Gama, evitando assim um congestionamento ainda maior devido ao bloqueio da 116. Com isso, a rodoviária segue restrita a coletivos intermunicipais até a manhã desta segunda-feira.