Detran-RS oferece serviços online pelo whatsapp para a população

Foto: DetranRS / Divulgação / CP

Os mais de 2 milhões de condutores habilitados do Rio Grande do Sul, já podem utilizar o Whatsapp para consultar débitos de trânsito e realizar pagamentos de multas e impostos parcelando em até 12 vezes no cartão de crédito, ou à vista, utilizando o PIX. A novidade é resultado da parceria entre a startup Zapay, especializada no parcelamento de débitos de trânsito e na desburocratização dos processos de pagamentos e do DETRAN-RS.

Para ter acesso aos serviços disponibilizados, os condutores devem entrar em contato pelo Whatsapp no número (11) 4949-5983. No canal, o atendimento da Zapay solicitará a placa e o Renavam do veículo e, com essas informações, o sistema disponibilizará a lista de débitos com o motivo, o valor e a data de vencimento de cada um deles.

O usuário poderá optar por pagar um ou mais débitos e ao finalizar o processo, receberá os comprovantes de pagamento pelo próprio Whatsapp. Caso não haja débitos ou o cliente não tenha interesse em regularizar sua situação, o número poderá ficar salvo para novas consultas. Os serviços estão disponíveis no site do Detran-RS (https://www.detran.rs.gov.br/infracoes-multas/servicos/1039). O processo é totalmente automático e sem intervenção manual.