Buscas no Google sobre”inflação” atingem recorde no Brasil

A preocupação com a escalada da inflação se reflete nas buscas que os brasileiros fazem no Google. Em agosto, as pesquisas relacionadas à alta de preços atingiram o maior nível desde outubro de 2014, segundo dados da ferramenta Google Trends. No mês passado, a inflação foi de 0,87%, a maior para o mês desde 2000 (1,31%). Em 12 meses, o acumulado já é de quase 10%. O Brasil aparece na 10ª posição na lista de países que mais usam o Google para fazer perguntas sobre inflação, atrás de nações como Sri Lanka, Nigéria, Bolívia e Peru.

Segundo o Google, a disparada recente de preços no Brasil contribui para o aumento de pesquisas. Em agosto de 2020, o país ocupava o 36º lugar na lista das nações com mais interesse de busca no assunto. Há uma década, estava apenas na 52ª posição no mesmo ranking.

A pergunta mais frequente sobre o tema (“o que é inflação”) alcançou neste ano o maior nível desde 2009. A busca por termos relacionados à alta de preços também cresceu. As consultas referentes a IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação “oficial”, subiram 50% desde janeiro de 2021, em relação ao mesmo período do ano anterior. É a maior alta desde 2008. A pesquisa por IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), que reajusta a maioria dos aluguéis, teve recorde desde 2012, com incremento de 30% nas buscas neste ano, em comparação com 2020.