Randon anuncia programa para zerar emissão de resíduos e lançamentos de efluentes até 2025

As Empresas Randon anunciaram sua disposição de zerar a emissão de resíduos em aterros industriais e lançamento de efluentes até 2025 e reduzir em 40% a emissão de gases de efeito estufa gerados no processo de produção até 2030. “Sempre tivemos projetos de meio ambiente, mas até então tratados de forma específica. Agora vamos atuar de forma cooperativa, com sinergia entre todas as empresas que, de maneira conjunta, irão potencializar os resultados”, declara o vice-presidente executivo e COO das Empresas Randon e CEO da Fras-le, Sergio L. Carvalho.

Hoje, 77% dos resíduos têm destinação sustentável. A meta do programa Rota Verde é chegar aos 100%. O projeto Ecoareia, da Castertech, por exemplo, prevê a utilização de areia de fundição (ADF) como matéria-prima para outros processos produtivos. O potencial ambiental de reutilização é de 12 mil toneladas ao ano e o econômico é estimado em R$ 1 milhão no mesmo período.

O reuso de efluentes é uma das vias para reduzir ainda mais o consumo de água. Atualmente, 65% dos efluentes tratados retornam ao processo da empresa. Com o projeto Exemplo, estudo ainda em desenvolvimento, que propõe a utilização da tecnologia osmose reversa, o potencial de reuso fica próximo dos 100%. A osmose reversa possibilita otimizar a qualidade do efluente para reuso nos processos de pintura. O potencial é de adição de 50 milhões de litros ao ano para reutilização.