Evolução genética da raça Holandesa estará em pista na Expointer

Segundo jurado da exposição do gado Holandês, Rio Grande do Sul se destaca por ser um dos marcos de qualidade da raça

Um dos pontos altos da participação da raça Holandesa na Expointer sempre é o momento da exposição dos animais. Os julgamentos que apresentam os grandes campeões da feira revelam a qualidade dos exemplares criados nas propriedades gaúchas. Nos dias 8 e 9 de setembro, serão conhecidos os grandes campeões do ano na exposição promovida pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando).

O responsável pela avaliação dos animais será Cláudio Aragon. A expectativa, conforme o jurado, é de um grande evento, com muitos criadores ansiosos em voltar a expor seus animais em pista na competição saudável que sempre existiu. “Acredito que o evento será muito importante para a raça Holandesa como um todo e em especial para a raça Holandesa no Rio Grande do Sul”, destaca.

Aragon também salienta a evolução dos exemplares da raça Holandesa apresentados na pista da Expointer ano a ano e diz se impressionar com este crescimento. “Realmente o Rio Grande do Sul é um dos marcos da qualidade da raça Holandesa e a gente consegue acompanhar isso ao longo dos anos. Não tenho dúvida que este ano não vai ser diferente”, observa.

Aragon é médico veterinário com especialização em Melhoramento Genético Animal. Jurado oficial das raças Holandês, Jersey, Pardo Suíço, Girolando, já julgou feiras por todo o Brasil e em países como Canadá e Austrália. Atualmente atua como diretor Técnico da Semex do Brasil.