Fiscalização dispersa “pequenas aglomerações” em madrugada atípica na Capital

Para a Guarda Municipal, tempo chuvoso reduziu o movimento nas ruas

Os únicos pontos da cidade com maior circulação de pessoas ficavam na Cidade Baixa. Foto: Robson da Silveira/PMPA

O clima instável fez com que as forças de segurança de Porto Alegre tivessem uma noite muito mais tranquila do que o normal na madrugada deste sábado (21). As equipes que integram a força-tarefa permanente de fiscalização aos protocolos sanitários, impostos pela Covid-19, identificaram que o movimento nas ruas estava bem abaixo do habitual.

Poucas denúncias foram recebidas. Com isso, as guarnições se concentraram nos pontos tradicionalmente boêmios da Capital. Pequenas aglomerações foram dispersadas – como na esquina entre as ruas da República e Lima e Silva, no bairro Cidade Baixa, onde 70 pessoas estavam consumindo bebidas alcoólicas.

Também foram observados grupos de poucas pessoas nas ruas José do Patrocínio e João Alfredo. Enquanto isso, no Moinhos de Vento, as ruas Padre Chagas e Luciana de Abrreu apresentaram movimento reduzido, sem aglomerações consistentes. Em função da chuva, não foi realizada operação Balada Segura.

“Observamos uma pequena movimentação, porém continuamos a orientar a população para a necessidade da manutenção dos protocolos da Covid-19, pois só assim conseguiremos manter a segurança sanitária da população”, garante o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.

Denúncias

A maior parte dos locais visitados pelas equipes é selecionada através de denúncias. A orientação é de que as infrações ao decreto de prevenção à Covid-19 em Porto Alegre – dentro, ou fora de estabelecimentos comerciais – sejam reportadas nos números 153 e 156. As ligações são gratuitas e anônimas.