Processo seletivo da UFRGS no 2º semestre usará, mais uma vez, notas antigas do vestibular

Instituição oferecerá 1.418 vagas em 47 opções de curso de graduação

Decisão do Consun depende de aval do MEC Foto: Secom/Ufrgs

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou, nesta quarta-feira (18), o edital do Processo Seletivo 2021/2, que vai garantir a entrada de 1.418 novos estudantes nas vagas destinadas ao segundo semestre deste ano. A concorrência, mais uma vez, vai levar em consideração apenas as notas obtidas pelos candidatos em edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do próprio Vestibular.

A avaliação é de que a crise sanitária, causada pela pandemia da Covid-19, ainda não permite a realização de um novo concurso. Serão aceitas as notas obtidas em quaisquer edições das provas, no período entre 2017 e 2020. No caso do Enem, é necessário um escore mínimo de 450 em cada uma das provas objetivas e 500 na redação; já no Vestibular, é necessário que o candidato não tenha sido eliminado.

Os resultados dos processos serão ponderados para o curso pretendido, permanecendo apenas a melhor nota após o cálculo do índice de concorrência do candidato. Ou seja: não é uma média entre todas as notas, mas será feita a utilização do melhor desempenho, não sendo possível mesclar notas entre concursos ou anos distintos. Metade das vagas oferecidas pela UFRGS está reservada para o programa de ações afirmativas .

A UFRGS possui oito modalidades de vagas direcionadas exclusivamente para aqueles que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública brasileira, contemplando ainda reservas específicas por critérios étnico-raciais, de renda e para pessoa com deficiência. A inscrição no Vestibular 2021/2 custa R$ 40. Até o dia 18 de outubro, será publicado o resultado preliminar, e o resultado final está previsto para até 22 de outubro.

Cursos

Os cursos com maior quantidade de vagas são: Ciências Jurídicas e Sociais – Direito/Noturno (98); Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – Bacharelado (63), Administração Noturno e Engenharia Civil (56); Ciências Contábeis – Noturno, Ciências Jurídicas e Sociais – Direito/Diurno e Medicina (49). A lista completa com as vagas nas 47 opções de curso pode ser conferida no edital.

Confira a íntegra do edital