PF cumpre 14 mandados de prisão em operação contra crimes financeiros na Fronteira Oeste

Pelo menos R$ 38 milhões teriam sido movimentados nos últimos anos

Foto: Polícia Federal/Divulgação

Agentes da Polícia Federal cumprem 70 ordens judiciais, nesta terça-feira (17), em uma operação de combate a crimes financeiros na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. De acordo com a investigação, a quadrilha alvo da força-tarefa usava postos de combustíveis e mercados para dar aparência de legalidade ao esquema.

Pelo menos R$ 38 milhões teriam sido movimentados pelo grupo nos últimos cinco anos. No período, a PF identificou a prática dos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e câmbio clandestino. Dentre os mandados cumpridos hoje, 14 são de prisão e 20 de busca e apreensão, nos municípios de Bagé e Aceguá.

Outros 17 são para sequestro de veículos e 19 para bloqueio de contas bancárias usadas pela quadrilha. Os investigados recebiam dinheiro de várias partes do Brasil – incluindo os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, e regiões de fronteira com o Paraguai. Para a PF, isso indica que parte do montante tenha origem em tráfico de drogas e contrabando.

A investigação iniciou em 2018 para apurar a prática de câmbio clandestino na região dos pampas e identificou uma organização criminosa estruturada para troca de numerários, remessa ao exterior e lavagem de capitais. O esquema contava com práticas sofisticadas de dólar-cabo e cash courier (carregamento de dinheiro em espécie).