Estado anuncia concorrência internacional para a administração do zoológico de Sapucaia do Sul

As interessadas poderão apresentar propostas a partir de novembro

Esta será a 2ª vez que o Estado tenta encontrar uma interessada no parque. Foto: Sergio Bavaresco/Fundação Zoobotânica

O Governo do Rio Grande do Sul publicou, nesta segunda-feira (16), o aviso de abertura da concorrência internacional para a escolha de uma nova administração para o zoológico de Sapucaia do Sul. O ato, assinado pela Subsecretaria da Administração Central de Licitações (CELIC), prevê que o processo tenha início em 17 de novembro.

Além da gestão do parque, a empresa que vencer a concorrência assumirá as obrigações de manutenção, operação e investimentos no local. Ainda não há maiores informações sobre os possíveis valores da operação, uma vez que o edital de concessão ainda não foi publicado pelo Palácio Piratini.

Esta será, entretanto, a segunda vez que o Estado tenta encontrar uma interessada na administração do zoológico. Na primeira tentativa, encerrada em outubro de 2019, o Poder Público pediu R$ 59 milhões em investimentos, sendo que 70% das obras deveriam ser entregues em três anos. O contrato entre as partes seria válido por 30 anos.

A proposta permitia a comercialização de espaços publicitários, estacionamento para veículos, eventos culturais, esportivos ou comerciais, investimentos em praça de alimentação, aluguel de bicicletas, equipamentos esportivos e de lazer. À época, nenhuma empresa manifestou interesse no negócio.

Funcionamento

O zoológico de Sapucaia do Sul, que existe há 59 anos, é o maior parque do tipo no Rio Grande do Sul, e conta com uma área de 150 hectares. O espaço ficou fechado, entre fevereiro e maio deste ano, em razão das restrições impostas pela Covid-19. Desde então, vem recebendo o público com uma capacidade abaixo da normal.