Revitalização na Praça da Matriz, em Porto Alegre, deve ser concluída em fevereiro

Obras vêm enfrentando pausas, uma vez que os repasses do Iphan não ocorrem com regularidade

Foto; Alina Souza/CP

Com 78% dos trabalhos executados, as obras de revitalização da Praça da Matriz, no Centro Histórico de Porto Alegre, devem estar concluídas em fevereiro de 2022, segundo a prefeitura de Porto Alegre. A requalificação do espaço, um dos cartões postais da cidade, é realizada com verba financiada pela Caixa Econômica Federal via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas, atrelado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As obras vêm enfrentando pausas, uma vez que os repasses do Iphan não ocorrem com regularidade. A prefeitura de Porto Alegre vem arcado com os custos, em 2021, justamente para que os trabalhos não parem em definitivo.

A recuperação da praça, que concentra representações de religiosidade e os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, vai custar R$ 2,3 milhões. Mais de seis mil metros quadrados devem ser requalificados, com a renovação da pavimentação, do mobiliário urbano, das redes de energia elétrica, do projeto paisagístico e da iluminação.

Entre 2017 e 2018, já haviam sido restaurados o Monumento a Júlio de Castilhos (inaugurado em outubro de 1914) e a esplanada.

As intervenções também mantêm o cuidado com a memória: técnicos fazem monitoramento arqueológico nas etapas de escavações que envolvem a obra, recuperando evidências de resquícios do século XIX, armazenadas e em fase de catalogação.

*Com informações do repórter Cláudio Isaías